Desporto

Etapa 11 da Volta a Espanha termina sem vencedor devido a protestos pró-Palestina

A etapa de 157,4 quilómetros em Bilbau, no País Basco, ficou marcada por manifestações ao longo do percurso, com forte presença de bandeiras palestinianas na zona de chegada.

PANKRA NIETO // Reuters

SIC Notícias

A 11.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta terminou esta quarta-feira sem vencedor e com os tempos contabilizados a três quilómetros da meta, devido a protestos pró-Palestina e contra a participação da equipa Israel-Premier Tech.

"Devido a alguns incidentes na linha de chegada, decidimos cronometrar o tempo a três quilómetros da meta. Não teremos um vencedor da etapa", referiu a organização.

A etapa, com 157,4 quilómetros com início e fim previsto em Bilbau, ficou marcada pelos vários protestos ao longo do dia contra a presença da Israel-Premier Tech na corrida e contra a situação que vive a população palestiniana em Gaza.

Na zona de meta, na primeira passagem do pelotão, foi possível ver várias bandeiras da Palestina concentradas, com as barreiras de proteção quase a cederem, com elementos da organização também no local.

Vingegaard mantém liderança

Na estrada, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), líder da geral, chegou na frente ao ponto em que foram contabilizados os tempos, na companhia do britânico Thomas Pidcock (Q36.5 Pro Cycling), com cerca de oito segundos para os perseguidores, entre os quais o português João Almeida (UAE Emirates).

A organização ainda não revelou as classificações oficiais da etapa, mas é certo que Vingegaard continua a liderar.

Na quinta-feira, a 12.ª etapa vai ligar Laredo a Los Corrales de Buelna, ao longo de 144,9 quilómetros, numa etapa com duas contagens de montanha, uma delas de primeira categoria, a pouco mais de 20 quilómetros da meta.


Com LUSA

Últimas