Um homem avistou o bisonte, a 13 de setembro, perto do rio Oder, em Lebus, uma cidade a cerca de 80 quilómetros de Berlim.
Segundo o The Independent, o WWF da Alemanha disse que as autoridades locais determinaram que o bisonte era uma ameaça para a segurança da comunidade e ordenaram que fosse morto.
"Depois de 250 anos, um bisonte selvagem foi avistado outra vez na Alemanha e tudo o que as autoridades conseguiram pensar foi em matá-lo", disse o chefe do departamento da conservação da natureza do WWF, Christoph Heinrich, citado pelo jornal inglês.
No site oficial, o WWF alemão diz que "o comportamento da espécie (do bisonte) não é uma ameaça para os seres humanos", acrescentando ainda que têm havido "projetos de sucesso com bisontes tanto na Polónia como agora na Alemanha".
"A morte é também, infelizmente, uma expressão da impotência das autoridades. na maneira como deveria atuar perante animais selvagens", Christoph Heinrich acrescentou. "Há falta de profissionais com treino na área."
Acredita-se que o bisonte chegou à Alemanha ao sair do Parque Nacional de Ujście Warty, na Polónia, que fica situado na fronteira entre os dois países.
O bisonte europeu, o maior herbívoro do continente, está identificado como uma espécie vulnerável na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Foi dado como extinto em 1927, mas os esforços de entidades conseguiram introduzir a espécie em países como a Polónia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Rússia e Eslováquia.