Mundo

"É bom que a Coreia se acalme ou vai arranjar problemas"

Numa nova ameaça à Coreia do Norte, Donald Trump exigiu esta quinta-feira que o regime de Pyongyang "se acalmasse" ou podia enfrentar problemas. O Presidente norte-americano disse ainda que a anterior ameaça de "fogo e fúria" contra a Coreia do Norte foi demasiado branda.

Evan Vucci

SIC Notícias

"Talvez aquela declaração não foi dura o suficiente", Donald Trump disse esta quinta-feira, citado pela Associated Press.

Em declarações aos jornalistas, em Nova Jersey, onde está de férias, o Presidente dos Estados Unidos da América defendeu que a Coreia do Norte tem vindo a "escapar de uma tragédia que não pode ser permitida". No entanto, recusou falar sobre a possibilidade dos Estados Unidos considerarem um ataque militar, adiantando que a sua administração nunca discute este tipo de questões em público.

Estas foram as primeiras declarações de Donald Trump desde que o regime de Pyongyang ameaçou atacar a ilha de Guam, onde os Estados Unidos têm bases militares com mísseis.

"É bom que a Coreia do Norte se acalme ou vai arranjar problemas, como apenas poucas nações já tiveram", Trump disse. "É bem possível que seja ainda mais duro do que aquilo que disse anteriormente."

Donald Trump admitiu também que os Estados Unidos iriam "como é óbvio" considerar entrar em negociações com a Coreia do Norte. No entanto, acrescentou que as negociações com Pyongyang falharam nos últimos 25 anos. O Presidente norte-americano acusou ainda os seus antecessores de falhar na resolução do problema em que a Coreia do Norte se tornou.

Últimas