Mundo

Sete militares dos EUA feridos por soldado afegão no Afeganistão

Sete militares norte-americanos foram este sábado feridos por um soldado afegão numa base do norte do Afeganistão, indicou o comando da operação da NATO no país, Resolute Support (RS), num novo balanço do incidente.

Omar Sobhani

O RS, que conta com mais de 13 mil homens, 8.400 dos quais norte-americanos, disse que o ataque ocorreu às 14h00 locais (09h30 em Lisboa) na base de Shahin, uma das mais importantes do país.

"Um soldado afegão foi morto e um outro ferido", indica o comando através da sua conta na rede social de mensagens curtas Twitter.

O porta-voz do Ministério da Defesa afegão Mohammad Radmanish disse à agência France Presse que "os soldados norte-americanos encontravam-se de visita à base de Shahin quando foram feridos no ataque".

Num comunicado, os talibãs saudaram um "soldado patriota (que) realizou um ataque, matando e ferindo seis soldados norte-americanos", sem precisar se o atacante integrava as suas fileiras.

Trata-se do segundo ataque, dos designados de "internos", numa semana contra as forças norte-americanas no Afeganistão que aguardam o anúncio iminente de reforços pelo Pentágono.

No passado dia 11, um soldado afegão disparou sobre militares norte-americanos, matando três soldados e ferindo um quarto, durante uma operação na província de Nangarhar (leste). Segundo os talibãs, a operação foi realizada por um elemento infiltrado nas forças afegãs.

Lusa

Últimas