Nesta investigação, das mais de 12.000 pessoas que afirmaram ter consumido cogumelos alucinogénios, apenas 0,2% disseram que precisaram de tratamento médico urgente, uma percentagem cerca de cinco vezes inferior à registada nos casos de consumo de MDMA, LSD e cocaína.
"Os cogumelos alucinogénios são uma das drogas mais seguras a nível mundial", refere ao The Guardian Adam Winstock, psiquiatra, especialista em dependências e um dos responsáveis pela Global Drug Survey.
Adam Winstock realça que o maior perigo reside no facto de as pessoas apanharem e comerem os cogumelos errados. "As mortes por intoxicação estão relacionadas com o consumo de cogumelos venenosos", alerta o psiquiatra.
No total, 28 mil dos inquiridos disseram já ter consumido cogumelos mágicos, 81,7% experimentaram "efeitos psicadélicos moderados" e "aumento da capacidade de interação social".
O Global Drug Survey é uma pesquisa anual que reúne também informação sobre consumo de álcool, além de drogas como MDMA ou ecstasy, anfetamina, cocaína, LSD, canábis e cogumelos alucinogéneos.
Canábis, LSD e cogumelos alucinogénios foram as drogas mais consumidas entres os participantes no estudo, que inquiriu pessoas com uma idade média de 29 anos.
Dos quase 120 mil inquiridos, 65% admitiram ter consumido algum tipo de estupefaciente no último ano.