Melissa Benoit chegou a um hospital de Toronto em abril com uma severa infeção pulmonar. Rapidamente, os médicos perceberam que a mulher de 33 anos - que nasceu com fibrose quistica - tinha apenas umas horas de vida.
Devido à extrema gravidade do seu estado de saúde e perante uma morte iminente, os médicos optaram por um procedimento sem precedentes: retirar os pulmões da mulher - o foco da infeção - e mantê-la viva até receber novos órgãos.
Numa conferência de imprensa, o médico Niall Ferguson explicou que foi uma "discussão difícil", uma vez que estavam a ponderar algo que nunca tinha sido feito anteriormente.
Benoit entrou em coma e foi ligada a uma máquina que realiza as funções dos pulmões (a oxigenação do sangue e a eliminação do dióxido de carbono) e a um sistema de oxigenação. Contudo, a sua condição continuava a deteriorar; a bactéria nos seus pulmões tornou-se resistente aos antibióticos, levando a entrar em choque sético e à queda da sua tensão arterial. Um por um, os seus órgãos começaram a deixar de funcionar.
Os médicos juntaram-se para debater uma solução pensada durante anos, mas nunca antes realizada: a remoção dos dois pulmões, de modo a eliminar a fonte da infeção. Chris Benoit deu uma resposta positiva aos médicos, pensando na sua filha de três anos: "Nós precisamos desta oportunidade".
Em abril, uma equipa de 13 pessoas começou a cirurgia de remoção dos pulmões, que demorou nove horas. O procedimento ficou dificultado pelo estado dos pulmões, que se encontravam "duros como uma bola de futebol".
Seis dias após a remoção, os médicos voltaram a operar Benoit, mas desta vez para colocar novos pulmões.
Durante a mesma conferência de imprensa, Melissa Benoit admitiu que não sentiu qualquer dor após acordar e, por isso, pensou que não tinha recebido os pulmões que precisava.
A paciente acrescentou que hoje em dia se sente "fenomenal", embora precise de um novo transplante, agora de um rim, uma vez que os seus órgãos ficaram gravemente danificados pela infeção original. Benoit já anda e dentro em breve receberá um rim doado pela sua mãe, assim que estiver totalmente recuperada do transplante de pulmões.