Estes pequenos primatas vivem nas florestas tropicais do Bangladesh, Índia, China e Myanmar, antiga Birmânia. Passam a maior parte do tempo no topo de árvores, balançando entre os ramos e raramente tocando o solo.
Uma equipa de cientistas internacional - liderada por Fan Peng-Fei, da Universidade Sun Yat-sen, na China - suspeitou que o animal que estava a estudar na província de chinesa de Yunnan não era um vulgar gibão hoolock. Todos os que eram conhecidos têm sobrancelhas brancas e alguns têm barba branca - mas este no sudoeste da China tinha uma marca distinta.
A equipa realizou vários testes físicos e genéticos e concluiu que os primatas da China são de facto uma nova espécie. O nome científico é Hoolock tianxing, mas fica conhecido como gibão hoolock Skywalker, só porque os cientistas são fãs da "Guerra das Estrelas".
No estudo publicado no American Journal of Primatology, os cientistas alertam para a necessidade de classificar esta espécie como em perigo na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.