Depois de muitas horas de reunião, Dilma Roussef decidiu que o ex-Presidente Lula vai ocupar a Casa Civil do governo no lugar de Jaques Wagner. É o segundo cargo mais importante do governo brasileiro.
A decisão foi revelada no Twitter por José Guimarães, líder do Governo na Câmara Federal e vice-presidente nacional do PT.
O acordo foi alcançado numa reunião no Palácio da Alvorada, esta manhã, que contou com a presença também dos ministros Nelson Barbosa, da Fazenda (Finanças), e Jaques Wagner, que deixará o comando da Casa Civil e passará a ser chefe de gabinete de Dilma Rousseff, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.
A nomeação deverá ser acompanhada da entrada de uma equipa no Governo, uma condição imposta por Lula da Silva para aceitar o convite da Presidente para o Executivo.
Entre os nomes que Lula da Silva gostaria de levar para o Governo está o de Celso Amorim para as Relações Exteriores.
Lula da Silva terá defendido de que de nada valerá a sua chegada ao Governo sem a criação de uma equipa que aponte mudanças, incluindo na política económica.
Ao entrar para o Governo, o ex-Presidente, que é investigado no âmbito da Operação Lava Jato, sobre um esquema de corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera Petrobras, passa a ter direito a foro privilegiado, podendo apenas ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal.
Última atualização às 15:40
Ministro Wagner no dia de seu aniversário mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula nova Ministro da pasta!
— Guimarães (@guimaraes13PT) March 16, 2016