Mundo

Lula da SiIva aceita convite para ser ministro

Lula da Silva aceitou o convite da Presidente do Brasil para ser ministro da Casa Civil da Presidência. Com esta decisão, Lula da Silva, suspeito no processo Lava Jato, ganha imunidade judicial.

Depois de muitas horas de reunião, Dilma Roussef decidiu que o ex-Presidente Lula vai ocupar a Casa Civil do governo no lugar de Jaques Wagner. É o segundo cargo mais importante do governo brasileiro.

A decisão foi revelada no Twitter por José Guimarães, líder do Governo na Câmara Federal e vice-presidente nacional do PT.

O acordo foi alcançado numa reunião no Palácio da Alvorada, esta manhã, que contou com a presença também dos ministros Nelson Barbosa, da Fazenda (Finanças), e Jaques Wagner, que deixará o comando da Casa Civil e passará a ser chefe de gabinete de Dilma Rousseff, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

A nomeação deverá ser acompanhada da entrada de uma equipa no Governo, uma condição imposta por Lula da Silva para aceitar o convite da Presidente para o Executivo.

Entre os nomes que Lula da Silva gostaria de levar para o Governo está o de Celso Amorim para as Relações Exteriores.

Lula da Silva terá defendido de que de nada valerá a sua chegada ao Governo sem a criação de uma equipa que aponte mudanças, incluindo na política económica.

Ao entrar para o Governo, o ex-Presidente, que é investigado no âmbito da Operação Lava Jato, sobre um esquema de corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera Petrobras, passa a ter direito a foro privilegiado, podendo apenas ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

Última atualização às 15:40

Últimas