De acordo com um novo relatório Ellen MacArthur Foundation, publicado hoje no Fórum Económico Mundial, novos plásticos irão consumir 20% de toda a produção de petróleo dentro de 35 anos. A produção de plásticos aumentou vinte vezes desde 1964, chegando a 311 milhões de toneladas em 2014, refere o documento.
A expectativa é de duplicar novamente nos próximos 20 anos e quase quadruplicar até 2050. Apesar dos constantes alertas, apenas 5% dos plásticos são reciclados de forma eficaz, enquanto 40% acabam em aterros sanitários e um terço tem como destino ecossistemas frágeis, como os oceanos. Grande parte do restante resíduos plásticos é queimado , gerando energia, mas causando mais combustíveis fósseis para ser consumido, a fim de fazer novos sacos de plástico, copos e outros artigos de consumo.
O relatório elaborado pela Fundação Ellen MacArthur não alerta só para a ameaça de uma calamidade ambiental, apresenta também soluções para travar o avanço do problema.
A britânica Ellen MacArthur tornou-se mundialmente conhecida, aos 24 anos, depois de ter circum-navegado o globo sozinha, na corrida Vendée Globe, em 2001. Conseguiu o segundo lugar do pódio. Três anos depois voltou a partir, mais uma vez sozinha e bateu o recorde mundial, tornando-se na altura a velejadora mais rápida a fazer a circum-navegação.