"Confirmamos a detenção de três cidadãos da Federação da Rússia. As causas da sua detenção ainda estão a ser apuradas", disse à agência oficial russa RIA Novosti o cônsul-geral da Rússia na Anatólia, Alexandr Tolstopiátenko.
Segundo a agência turca Dogan, os três russos foram detidos na Anatólia, na costa mediterrânica da Turquia, por suspeita de terem cooperado com o autoproclamado Estado Islâmico (EI) no atentado suicida de terça-feira em Istambul, que causou a morte a 10 turistas e mais de 14 feridos.
Os três russos fazem parte de um total de 65 pessoas que foram detidas e acusadas de estarem relacionadas com o grupo extremista islâmico.
Segundo a agência Dogan, entre os suspeitos figuram três russos, na Anatólia, e 15 sírios e um cidadão turco, na capital turca, Ancara.
As forças de segurança apreenderam documentos nos lugares onde decorreram as detenções.
As relações entre Moscovo e Ancara estão a passar por um dos piores momentos das últimas décadas, depois de dois caças turcos terem derrubado um bombardeiro russo, que, segundo a Turquia, teria invadido o seu espaço aéreo.
A Turquia anunciou a 24 de novembro que dois dos seus caça-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco junto à fronteira com a Síria.
A Rússia negou qualquer violação do espaço aéreo turco, acusando a Turquia de proteger o grupo extremista Estado Islâmico e exigindo um pedido de desculpas formal por parte de Ancara.