Mundo

Rússia proíbe maioria dos produtos alimentares importados do Ocidente

A Rússia decretou uma "proibição total" da maioria dos produtos alimentares importados de países europeus e dos Estados Unidos, em resposta às sanções ocidentais contra Moscovo, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro russo.

Esta proibição inclui carne de vaca, porco, aves, peixe, queijo, leite, legumes e frutos provenientes dos Estados Unidos, União Europeia, Austrália,  Canadá e Noruega.  

Dmitri Medvedev acrescentou que a Rússia poderá proibir o sobrevoo do seu território, entre a Europa e a Ásia, sobre a Sibéria.   

Medvedeu adiantou que o encerramento do espaço aéreo russo para estas ligações, e que levaria a uma subida das despesas em combustível para as  companhias aéreas, era "uma medida grave" e estava a ser considerada em  resposta às sanções que obrigaram ao fim das operações da primeira transportadora  aérea de baixo custo russa, "Dobrolet".  

Estados Unidos e Europa decretaram sanções económicas à Rússia pelo envolvimento na guerra da Ucrânia e apoio aos rebeldes pró-russos no leste do país.

Lusa

Últimas