Mundo

Felipe VI é hoje proclamado rei de Espanha, numa sessão histórica das Cortes

O príncipe Felipe de Borbón vai ser hoje proclamado Felipe VI, rei de Espanha durante uma sessão histórica das Cortes Gerais espanholas.

Em Espanha um novo rei não é nem coroado nem entronizado, tendo que,  em vez disso, prestar juramento e ser proclamado, com a Constituição a determinar  que a Coroa é hereditária nos sucessores de Juan Carlos I de Borbón. 

Felipe VI prestará um juramento em que se comprometerá a "desempenhar  fielmente as suas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as lei  e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autónomas". 

O juramento vai ser feito no edifício do Congresso de Deputados onde  haverá uma sessão conjunta das duas câmaras das Cortes, Congresso e Senado.

A jornada histórica começa às 09:30 (08:30 em Lisboa) no Palácio da  Zarzuela, quando o rei Juan Carlos - que mantém o título apesar da abdicação  - impuser ao filho a faixa de capitão-geral dos exércitos, cargo que Felipe  VI assume com a chefia do Estado. 

Depois, Felipe VI seguirá para o Congresso de Deputados onde receberá  honras militares, entrando depois pela Porta dos Leões do Congresso, que  só se abre para acontecimentos especiais. 

Caberá ao presidente do Congresso, Jesús Posada, abrir a Sessão Solene  de Juramento e Proclamação onde Felipe VI prestará juramento antes do seu  primeiro discurso, que a Casa Real diz que irá ter um grande conteúdo político.

Acompanhado da rainha Letizia, Felipe VI fará depois um desfile por  algumas das principais ruas do centro de Madrid até ao Palácio Real. 

A previsão é de que os reis cheguem, sob escolta da Guarda Real a cavalo,  ao Palácio Real cerca de 45 minutos depois, aparecendo depois na varanda  conjuntamente com as suas filhas, Leonor princesa das Astúrias e a infanta  Sofia, e com Juan Carlos e Sofia. 

A partir das 13:00 deverá começar uma receção oficial com cerca de 2.000  convidados. 

Últimas