Mundo

EUA querem aumentar presença militar na Roménia 

O Presidente da Roménia divulgou hoje que  os Estados Unidos pediram a Bucareste para aumentar o contingente militar  norte-americano numa base aérea romena no mar Negro, situada a cerca de  400 quilómetros da república autónoma da Crimeia.  

© Suzanne Plunkett / Reuters

Washington pretende reforçar até 600 elementos o atual contingente destacado  na base de Mihail Kogalniceanu, na região leste da Roménia, bem como aumentar  o número de "aviões necessários", explicou Traian Basescu, numa carta enviada  ao Parlamento romeno, segundo a agência romena Mediafax, citada pela agência  noticiosa espanhola EFE.  

O atual contingente norte-americano nesta base aérea romena é de mil  soldados que estão destacados para "missões específicas", acrescentou a  Mediafax. 

A base de Mihail Kogalniceanu é um importante centro de trânsito das  tropas norte-americanas que estão destacadas no Afeganistão e está localizada  a cerca de 400 quilómetros da república autónoma ucraniana da Crimeia, que  foi anexada à Rússia em março passado. 

Os Estados Unidos inauguraram em fevereiro este centro de trânsito militar  na base romena, que irá desempenhar um papel crucial no processo de retirada  dos soldados norte-americanos do Afeganistão durante os próximos meses.  Os soldados norte-americanos passavam anteriormente por outro centro militar  localizado no Quirguistão. 

Lusa   

Últimas