Mundo

Obama sem "ilusões" sobre dificuldades em obter acordo sobre dossiê nuclear do Irão 

O presidente dos Estados Unidos, Barack  Obama, congratulou-se hoje com a entrada em vigor, em janeiro, do acordo  sobre o programa nuclear iraniano, mas disse não ter ilusões sobre as dificuldades  em obter uma resolução exaustiva.  

© Kevin Lamarque / Reuters

O Irão anunciou hoje que o acordo entre Teerão e as potências mundiais  sobre o programa nuclear iraniano terá efeito a partir do dia 20 de janeiro.

"Congratulo-me com este importante avanço, e vamos concentrar-nos num  trabalho crucial que vise obter uma resolução exaustiva que tenha em conta  as nossas inquietações relativamente ao programa nuclear iraniano", disse  o presidente dos Estados Unidos num comunicado. 

Também sublinhou: "Não tenho ilusões sobre as dificuldades em atingir  este objetivo, mas no interesse da nossa segurança nacional e da paz e segurança  no mundo, agora é o momento de dar uma hipótese à diplomacia para ter êxito".

O presidente dos Estados Unidos prometeu ainda, em troca, um "alívio  modesto", nos próximos seis meses, das sanções, se Teerão mantiver os seus  compromissos no acordo. 

O Irão e a União Europeia acordaram na sexta-feira a forma de implementação  que tem ainda de ser aprovado por cada um dos países que compõem o grupo  G5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha). 

O acordo que foi assinado no dia 24 de novembro em Genebra obriga Teerão  a suspender parcialmente as componentes mais problemáticas do programa nuclear  em troca de um levantamento limitado de algumas sanções a que o Irão está  sujeito. 


Lusa

 

     

Últimas