Mundo

Nicolás Maduro anuncia adiamento da cimeira do Mercosul para 17 de janeiro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou hoje que o seu Governo "está de acordo" com a proposta de adiamento da cimeira do Mercosul para o próximo dia 17 de janeiro, um mês depois do inicialmente previsto.

O chefe de Estado venezuelano fez anúncio no âmbito da visita do seu  homólogo uruguaio, José Mujica, durante uma deslocação dos líderes ao local  onde repousam os restos mortais do seu antecessor Hugo Chávez. 

José Mujica chegou hoje à Venezuela para abordar aspetos relativos ao  Mercosul (Mercado Comum do Sul), à Unasul (União das Nações Sul-Americanas)  e outros assuntos bilaterais.  

Nicolás Maduro também indicou que, além de falar sobre o adiamento da  cimeira com Mujica, foi discutida a importância de "facilitar o regresso  do Paraguai" ao bloco. 

O Paraguai foi suspenso do Mercosul em junho de 2012, após a destituição  pelo congresso paraguaio do Presidente Fernando Lugo, num ato que os outros  parceiros consideraram uma "rutura da ordem institucional". 

Devido à suspensão, a Venezuela pôde regressar ao grupo, composto ainda  pelo Brasil, Argentina e Uruguai. 

Nicolás Maduro também indicou que se "está a trabalhar" para eleger  o novo secretário da Unasul, garantindo, sem adiantar pormenores, que há  consenso a este nível pelo que "seguramente em breve" haverá resultados  e "boas notícias nos próximos dias". 

Mujica tinha aventado, na semana passada, a possibilidade de se adiar,  até janeiro, a cimeira semestral do Mercosul, que deveria realizar-se, a  17 de dezembro, em Caracas, devido à "agenda complicada" da Presidente da  Argentina, Cristina Kirchner, que recupera de um neurocirurgia a que foi  submetida em outubro.

Lusa

Últimas