Mundo

Malala Yousafzai vence prémio Sakharov

O Parlamento Europeu (PE) distinguiu hoje a jovem paquistanesa baleada por um talibã, Malala Yousafzai, com o prémio Sakharov 2013. O ex-analista norte-americano da NSA exilado na Rússia, Edward Snowden, e três ativistas bielorussos estavam também entre os finalistas para o galardão atribuído por Estrasburgo. A escolha foi feita por unanimidade pelos líderes dos grupos políticos do PE.

Malala Yousafzai está também nomeada para o Nobel da Paz, mas a jovem paquistanesa diz que ainda não fez o suficiente para merecer o prémio, precisamente um ano depois de ser alvejada na cabeça por talibãs. 

A adolescente, de 16 anos, foi vítima de um tiro na cabeça, disparado  por talibãs paquistaneses a 9 de outubro do ano passado por falar contra  aqueles radicais islâmicos. 

Desde então, Malala tornou-se uma embaixadora global do direito à educação  para todas as crianças. 

Admirada por líderes mundiais e celebridades pela sua coragem, a jovem  já discursou perante as Nações Unidas e esta semana publica uma autobiografia.

Depois de ser alvejada, Malala foi levada para o Reino Unido para ser  tratada e hoje frequenta a escola na cidade de Birmingham. 

Malala começou por ser conhecida pelo blogue que escrevia para o serviço urdu da BBC, no qual contava as dificuldades da vida sob o domínio dos talibãs,  que controlaram o Swat entre 2007 e 2009, quando foram afastados pelo exército.

Apesar da admiração de que Malala goza no mundo, o seu nome é recebido com algum ceticismo no Paquistão, onde alguns a acusam de ser uma marioneta do Ocidente.

Com Lusa

Últimas