Esta avaliação contradiz os resultados de uma primeira avaliação psiquiátrica oficial, feita no ano passado, segundo a qual Breivik sofria de "esquizofrenia paranoide", pelo que devia ser internado num estabelecimento psiquiátrico e não julgado num tribunal.
Breivik, que matou 77 pessoas ao abrir fogo contra jovens que participavam num encontro do Partido Trabalhista na ilha de Utoya, perto de Oslo, "não estava psicótico no momento dos factos", anunciou hoje o tribunal de Oslo num comunicado em que resume os resultados da nova avaliação.
Tal como a primeira, esta avaliação tem carácter provisório e exclusivamente consultivo, cabendo aos juízes determinar se Breivik é ou não criminalmente responsável.
Em março, o Ministério Público norueguês acusou formalmente Breivik de "ato de terrorismo" e de "homicídios voluntários".
Se for considerado culpado, o acusado incorre numa pena de 21 anos prisão ou de retenção de segurança - uma pena renovável enquanto o preso for considerado perigoso. Caso seja considerado inimputável, pode pode ser condenado a internamento psiquiátrico, potencialmente para toda a vida.
O julgamento de Breivik, de 33 anos, começa na próxima segunda-feira e deverá prolongar-se por dez semanas.
Lusa