Meteorologia

Em casa, no jardim ou na praia: as estratégias dos portugueses para combater o calor extremo

Das 170 estações meteorológicas do continente e ilhas, 22 registaram temperaturas acima dos 40 graus. Todas em Portugal continental, a maior parte no Alentejo, onde uma vez mais foi registada a temperatura mais elevada. A estação de Alvega, no distrito de Setúbal, marcou 43,6 graus às três da tarde.

SIC Notícias

Nestes dias de calor extremo, Mora bateu recordes para o mês de junho. Razão mais do que suficiente para que as técnicas da autarquia, que diariamente percorrem o concelho, reforcem certas recomendações junto da população.

A meio da tarde, havia muitas ruas completamente desertas. E mesmo em casa, nada como a experiência para encontrar estratégias que minimizem os efeitos do calor.

Apesar de mais baixas, comparadas com o fim de semana, as temperaturas máximas no Alentejo e Ribatejo, por exemplo, ultrapassaram os 40 graus.

DGS alerta para hidratação e protetor solar

Em Lisboa, onde os termómetros marcaram 41 graus esta segunda-feira, os dias (e as noites) têm sido difíceis. Os testemunhos de moradores do bairro de Campo de Ourique são reveladores do que se passa em muitas outras casas nestas noites de calor.

A praia é também uma solução para quem está de férias ou quer aproveitar algumas horas depois do trabalho, mas é preciso redobrar os cuidados com a hidratação e a proteção solar.

Mesmo sem a responsabilidade de 85 crianças, como aqui em Carcavelos, no concelho de Cascais, a procura pelas praias é transversal ao país.

Em Vilamoura, no Algarve, ou à beira-rio, como nesta praia fluvial em Coimbra, as pessoas procuram soluções para combater o calor extremo, para enfrentar esta canícula.

À exceção de atividades náuticas, também em Coimbra, junto às margens do Mondego, ao início da tarde, o Parque Verde estava praticamente deserto.

Mesmo os animais selvagens procuravam abrigo do sol. Quanto aos animais de estimação, é preciso que tenham água à disposição e permaneçam em locais frescos e arejados.

Temperaturas descem esta terça-feira

As temperaturas vão descer a partir desta terça-feira, mas ainda assim vão continuar altas, ultrapassando os 30 graus.

De modo que se mantêm as recomendações da Direção-Geral da Saúde para que se tenha especial cuidado com pessoas vulneráveis, como crianças e idosos.

Últimas