No Algarve, a câmara de Castro Marim admitiu que a precipitação prevista para este domingo pudesse coincidir com a maré e causar inundações na zona de altura. A chuva acabou por passar mais ao largo, e a meio da tarde não havia registo de problemas Ainda assim, o aviso mantém-se para a tarde de segunda-feira.
Tal como o Algarve, Beja e Setúbal são os outros distritos do continente que mais poderão sentir os efeitos da tempestade Laurence. Traz com ela sistemas frontais e linhas de instabilidade que estão a afetar também a Madeira e já chegadas ao sul do continente, se estão a estender ao resto do país.
É de contar com chuva, trovoada, granizo e neve nas zonas acima dos 1000 a 1200 metros de altura. O vento vai também ser forte, sobretudo a sul , em especial na segunda-feira.
Dia para o qual foi emitido aviso laranja para os distritos de Faro, Beja e Setúbal devido à agitação marítima, com ondas a rondar os cinco metros, podendo no barlavento chegar aos 11 metros
Na Madeira, o mar vai estar ainda mais agitado. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso vermelho para o norte da ilha e para Porto Santo.
A tempestade Laurence é a 12.ª desta temporada. Terça-feira há uma ligeira melhoria das condições meteorológicas, mas na quarta e quinta-feira a chuva deve voltar em força, em especial no sul.