Todos os distritos do continente vão estar, a partir das 18:00 desta terça-feira, sob aviso amarelo devido à chuva forte causada pela depressão Irene, que chegou aos Açores na segunda-feira.
A depressão Irene chegou ao arquipélago açoriano e, a partir do final do dia desta terça-feira, os efeitos vão começar a sentir-se no território continental.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que o vento vai ser particularmente forte, com rajadas até 85 km/h nas terras altas e 75 km/h no litoral. Estão ainda previstos períodos de chuva forte ou aguaceiros - com probabilidade de trovoada - para grande parte do território continental.
O IPMA avisa também que o mar estará agitado, com ondas de sudoeste que podem chegar aos cinco metros de altura, a partir da meia-noite de quarta-feira. Quem viver junto ao mar, em Cascais e em Sesimbra, deve preparar-se para a possibilidade de inundações.
Madeira e três distritos sob avisa laranja
A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso laranja para precipitação (entre a 01:04 e as 15:00 desta terça-feira) e para vento (das 06:00 às 12:00), informa o IPMA. Já a costa sul da Madeira encontra-se ainda sob aviso laranja para agitação marítima entre as 09:00 e as 15:00 desta terça-feira.
Três distritos do continente vão estar na quarta-feira sob aviso laranja devido a agitação marítima. O aviso laranja, que vai estar em vigor em Setúbal, Lisboa e Leiria entre as 09:00 e as 15:00 de quarta-feira, deve-se a "ondas de sudoeste com cinco a 5,5 metros, com altura máxima até 10 metros", refere o IPMA, em comunicado.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", de acordo com o IPMA.