Meteorologia

Aviso vermelho em seis distritos devido ao calor

As temperaturas mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança) e os 28ºC (Portalegre) e as máximas entre os 29ºC (Faro e Sines) e os 44ºC (Évora).

Rapeepong Puttakumwong

SIC Notícias

Lusa

Seis distritos estão sob aviso vermelho por causa do calor. Os termómetros vão ultrapassar os 40 graus em vários pontos do país. Castelo Branco, Évora, Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal são os distritos com as temperaturas mais elevadas. Há ainda oito distritos sob aviso laranja e três sob aviso amarelo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira tempo quente, céu limpo, com vento mais intenso nas terras altas e no Algarve. Pequena subida de temperatura no Norte e Centro.

Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão em perigo máximo de incêndio, segundo o IPMA.

O aviso vermelho para hoje devido ao calor foi alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal, depois de já terem sido acionados para Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre. O aviso vermelho, o mais grave, está ativo desde as 4:30 e pelo menos até às 23:00 de hoje, de acordo com o IPMA.


Estes avisos passam a laranja até final do dia de terça-feira em Évora, Santarém, Castelo Branco e Portalegre.


Nos distritos de Lisboa e Setúbal o aviso passa diretamente para amarelo (o terceiro mais grave) a partir das 23:00 de hoje, mantendo-se assim pelo menos até final de terça-feira.


Também sob aviso laranja até final do dia de hoje estão Braga e Beja, enquanto nos distritos de Viseu, Leiria e Coimbra o aviso laranja mantém-se até final do dia de terça-feira, passando depois para amarelo.


Já em Bragança e na Guarda o aviso laranja permanece ativo até às 23:00 de quarta-feira.
Dos 18 distritos de Portugal continental, Faro é o único que não se encontrará nos próximos dias sob qualquer tipo de aviso, segundo o IPMA.


Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, disse hoje a secretária de Estado da Proteção Civil.


De acordo com o instituto responsável pelo serviço meteorológico, desde sábado que se assiste a uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, "salientando-se alguns locais das regiões centro e sul, com valores observados superiores a 40°C [graus Celsius] ".


A partir de terça-feira, o IPMA prevê uma rotação do vento para o quadrante sul, e, por conseguinte, uma descida gradual dos valores de temperatura, que deverá ocorrer, inicialmente, na região sul, estendendo-se ao restante território na quarta e quinta-feira.




Últimas