Seis distritos estão sob aviso vermelho por causa do calor. Os termómetros vão ultrapassar os 40 graus em vários pontos do país. Castelo Branco, Évora, Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal são os distritos com as temperaturas mais elevadas. Há ainda oito distritos sob aviso laranja e três sob aviso amarelo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira tempo quente, céu limpo, com vento mais intenso nas terras altas e no Algarve. Pequena subida de temperatura no Norte e Centro.
Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão em perigo máximo de incêndio, segundo o IPMA.
O aviso vermelho para hoje devido ao calor foi alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal, depois de já terem sido acionados para Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre. O aviso vermelho, o mais grave, está ativo desde as 4:30 e pelo menos até às 23:00 de hoje, de acordo com o IPMA.
Estes avisos passam a laranja até final do dia de terça-feira em Évora, Santarém, Castelo Branco e Portalegre.
Nos distritos de Lisboa e Setúbal o aviso passa diretamente para amarelo (o terceiro mais grave) a partir das 23:00 de hoje, mantendo-se assim pelo menos até final de terça-feira.
Também sob aviso laranja até final do dia de hoje estão Braga e Beja, enquanto nos distritos de Viseu, Leiria e Coimbra o aviso laranja mantém-se até final do dia de terça-feira, passando depois para amarelo.
Já em Bragança e na Guarda o aviso laranja permanece ativo até às 23:00 de quarta-feira.
Dos 18 distritos de Portugal continental, Faro é o único que não se encontrará nos próximos dias sob qualquer tipo de aviso, segundo o IPMA.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, disse hoje a secretária de Estado da Proteção Civil.
De acordo com o instituto responsável pelo serviço meteorológico, desde sábado que se assiste a uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, "salientando-se alguns locais das regiões centro e sul, com valores observados superiores a 40°C [graus Celsius] ".
A partir de terça-feira, o IPMA prevê uma rotação do vento para o quadrante sul, e, por conseguinte, uma descida gradual dos valores de temperatura, que deverá ocorrer, inicialmente, na região sul, estendendo-se ao restante território na quarta e quinta-feira.