Mais de um milhão de vacinas da gripe e cerca de 450 mil doses de reforço contra a covid-19 foram administradas em Portugal. Os números foram adiantados pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, esta sexta-feira. O setor social e os bombeiros que transportam doentes começam a ser vacinados contra a covid no dia 22 de novembro. Os recuperados da doença vão receber orientações nos próximos dias, no entanto, Graça Freitas adianta que vão ser vacinados nesta "nova etapa".
António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, adiantou que já foram administradas, em Portugal, um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 450 mil doses de reforço contra a covid-19.
"Este é um marco assinalável, que nos deixa satisfeitos, mas continuamos a ter caminho a percorrer para proteger a população mais vulnerável", disse, salientando as novas variantes, a imprevisibilidade do coronavírus e o aumento de casos na Europa.
"O reforço é crucial para evitar dar um passo atrás", acrescentou.
O responsável lembrou que, este fim de semana, vai haver "casa aberta" de "Norte a Sul" do país e alerta para possíveis "constrangimentos e alguns tempos de espera".
Vacinação do setor social e bombeiros começa na semana de 22 de novembro
A vacinação de reforço dos profissionais do setor social e dos bombeiros que transportam os doentes vai começar a 22 de novembro, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
"Temos de continuar a cuidar de quem cuida de nós", afirmou.
Antes disso, começam a ser vacinados os profissionais de saúde, a partir da próxima segunda-feira.
António Lacerda Sales adiantou também que vai ser lançada uma campanha nos órgãos de comunicação social, nos próximos dias, para "apelar a um esforço coletivo".
Vacinação de recuperados da covid-19
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, referiu que Portugal está numa nova etapa de vacinação, que tem "patamares de prioridades". Sobre a vacinação de recuperados da covid-19, adianta que vão entrar "num desses patamares da segunda etapa de vacinação":
"Já está feita a norma, as regras que a comissão técnica decidiu, para este grupo. Nos próximos dias, sairá a norma de vacinação das pessoas recuperadas e estará pronto o sistema informático para a sua convocatória".
"O esquema primário de vacinação deu proteção suficiente e muito boa durante meses e meses. Não quer dizer que as pessoas tenham perdido da proteção. O reforço é para voltarem a um patamar de imunidade que lhes dê conforto no inverno", disse a responsável.
Portugal está a preparar eventual nova vaga de covid-19
Na mesma conferência de imprensa, António Lacerda Sales confirmou que os planos de contingência já estão a ser preparados pelos vários hospitais e centros de saúde.
"Já planeámos e pedimos os planos de contingência de todos os hospitais", disse, e acrescentou: "Planificámos para poder estar preparados para um eventual crescimento de casos".