Vacinar Portugal

Covid-19. Suspensa diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental

Na sequência da vacinação de jovens de 18 anos.

Matias Baglietto

SIC Notícias

A diretora do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental foi suspensa na sequência da vacinação contra a covid-19 de jovens de 18 anos, que motivou uma participação à Polícia Judiciária (PJ).

A confirmação foi feita aos jornalistas pelo coordenador da task-force, em declarações proferidas em Porto Santo.

O vice-almirante Gouveia e Melo já tinha informado, esta sexta-feira, que foi feita uma participação à PJ depois de relatos que davam conta de jovens de 18 anos que foram vacinados no Porto, numa altura em que o autoagendamento está aberto apenas para maiores de 35 anos.

“Consagra uma desobediência ao plano. Alguém com responsabilidade, resolve, fora do plano, inovar e vacinar pessoas que não estão, neste momento, elegíveis. (…) Eu não posso demitir pessoas, mas pedi à estrutura para tirar consequências rapidamente. Tem que haver disciplina”, afirmou.

Vacinação para maiores de 18 anos só está prevista a partir do dia 4 de julho

“A nossa estimativa é começar a vacinar pessoas com 20 anos a 4 de julho. Quando digo 20 anos é dos 18 até aos 30 anos. Dentro de 15 dias temos todas as faixas etárias em processo de vacinação”, afirmou.

Gouveia e Melo diz que está a fazer tudo para acelerar o processo e admite até alargar horários dos centros de vacinação para ter até 140 mil vacinas por dia dadas em Portugal. Mas a falta de vacinas compromete a meta de 8 de agosto para ter os 70% da população com uma dose e atingir a chamada imunidade de grupo.

O responsável adiantou que o ritmo de vacinação está acima das 100.000 vacinas por dia e, alargando os horários, será possível chegar às 140.000 por dia.

Últimas