Sismo na Turquia e Síria

Pelo menos 6 milhões de desalojados após sismo na Síria

Apesar da solidariedade internacional, a ONU assume que tem sido difícil fazer chegar a ajuda cada vez mais urgente às regiões controladas pelos rebeldes.

SIC Notícias

O último balanço aponta para mais de 35 mil mortos na Turquia e na Síria e pelo menos 6 milhões de desalojados.

Apesar da solidariedade internacional, a ONU assume que tem sido difícil fazer chegar a ajuda cada vez mais urgente às regiões controladas pelos rebeldes.

Numa altura em que milhões de pessoas estão a passar fome, da ONU chegou à Síria apenas uma caravana composta por 10 camiões com mantimentos.

O subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários assume que é uma falha para com aquela população, mas justifica com as dificuldades em chegar às regiões controladas pelos rebeldes.

Depois do encontro deste domingo, o diretor-geral da Organização Mundial da saúde disse que o Presidente da Síria está disposto a considerar a abertura de novos corredores humanitários, essenciais para ajudar as vítimas.

A solidariedade internacional é cada vez maior. Nos últimos dias esta equipa pouco tem saído dos armazéns onde ficam as doações.

No terreno milhares de voluntários fazem os possíveis para atenuar a dor de quem perdeu tudo.

Para ajudar os cerca de 6 milhões de desalojados o Qatar prometeu 10 mil contentores que durante o mundial foram usados para a dormida de adeptos. Agora vão ter uma nova utilidade e servir de abrigo para os sobreviventes. Este domingo 350 contentores seguiram para a Turquia.

Últimas