Rumo à Lua

ESA já escolheu o primeiro "astronauta" europeu para a missão à Lua

O tripulante lanudo e especialmente treinado, Ovelha Choné, será o primeiro a voar no novo foguetão da NASA na missão Artemis I.

Ovelha Choné nos treinos de gravidade zero no veículo especial Airbus 'Zero G' A310 durante um dos voos parabólicos em 2019. ESA/Aardman

Catarina Solano de Almeida

A ovelha Choné (Shaun the Sheep no original) recebeu uma importante missão: será o primeiro e único "astronauta" a dar a volta à Lua e a regressar à Terra no primeiro voo do foguetão SLS no âmbito do programa Artemis da NASA/ESA, anunciou o Diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA, David Parker.

Este é um momento emocionante para Choné e para nós da ESA. Estamos muito felizes por ter sido selecionado para a missão e acreditamos que, embora possa ser um pequeno passo para um humano, é um salto gigante para os caprinos.

Choné participará no primeiro voo da nave SLS com a cápsula Orion e o Módulo de Serviço Europeu (ESM), que fornece energia, água, oxigénio e azoto, a contribuição da ESA para o programa Artemis.

A missão de Choné encerra a primeira fase [de recrutamento] dos mais recentes elementos do nosso corpo de astronautas, com a astronauta italiana Samantha Cristoforetti, atualmente na Estação Espacial Internacional no seu segundo voo espacial, e o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen nomeado para o seu segundo voo, antes de apresentarmos, ainda este ano, a seleção dos nossos novos astronautas da convocatória de 2021.

Tal como qualquer astronauta, Choné já começou o treino. Na imagem em cima está a experimentar a gravidade zero no veículo especial Airbus 'Zero G' A310 durante um dos voos parabólicos em 2019. Estes voos recriam as condições sem a força da gravidade semelhantes ao que acontece no espaço.

Foram estes treinos "sob a supervisão de uma equipa da ESA" que prepararam Choné para o seu papel como viajante espacial no filme "Farmageddon - A Quinta Contra-Ataca", lançado em 2019, sublinha a agência europeia.

Todas as etapas do treino da Ovelha Choné para a missão Artemis I e os preparativos para o primeiro voo do Módulo de Serviço Europeu para a Lua podem ser acompanhados no blogue da ESA.

Missão Artemis I será lançada a 29 de agosto

Depois de vários adiamentos, Artemis 1, a primeira missão do programa norte-americano para o regresso à Lua - o programa Artemis -, pode descolar já a 29 de agosto. O anúncio foi feito no aniversário da chegada da missão Apollo 11 à Lua, a 20 de julho de 1969.

A missão visa testar o novo foguetão gigante da NASA, SLS (Space Launch System), e a cápsula Orion colocada no topo e onde viajarão as tripulações a partir da missão Artemis 2.

O primeiro voo do SLS poderá então acontecer a 29 de agosto mas há outras duas datas alternativas: 2 ou 5 de setembro, sempre a partir de Cabo Canaveral, Florida.

A cápsula Orion, uma vez impulsionada pelo foguetão, irá até à Lua e entrará na sua órbita, para depois regressar à Terra, numa missão que pode durar de 39 a 42 dias.

A Orion já fez um voo de teste em 2014, lançada por um foguetão Delta IV. Na altura completou duas voltas à Terra para testar o seu escudo térmico.

Mas desta vez, a cápsula regressará de muito mais longe e, portanto, terá que suportar condições muito mais extremas na reentrada da atmosfera terrestre: uma velocidade de quase 40.000 km/h e uma temperatura "metade do calor do Sol", sublinhou durante uma conferência de imprensa Mike Sarafin, encarregado da missão na NASA.

Além desse primeiro objetivo, a missão deve demonstrar a capacidade de a nave funcionar no espaço profundo e de ser recuperada depois de cair no oceano.

Artemis II e III

A Artemis II está atualmente programada para 2024. Esta será a primeira missão com astronautas a bordo, não ainda vai pousar na Lua, vai simplesmente circular à sua volta.

Será a tripulação da missão Artemis III, prevista para 2025, que deverá pisar de novo a Lua. A última vez que os humanos pousaram na Lua foi durante a missão Apollo 17, em 1972.

Últimas