Papa Francisco

O último presente do Papa Francisco: "Uma mensagem de que o mundo não esqueceu as crianças de Gaza"

O Papa Francisco costumava dizer que "as crianças não são números. São rostos, nomes e histórias e cada uma delas é sagrada", recordou o Vaticano ao anunciar o último presente do Pontífice.

Papa Francisco à chegada para a audiência geral semanal na sala do Papa Paulo VI, no Vaticano (22 de janeiro de 2025).
Andrew Medichini/ AP

SIC Notícias

O papamóvel, veículo onde o Papa Francisco saudou multidões por todo o mundo, vai ganhar uma nova vida: será transformado numa unidade móvel de saúde ao serviço das crianças da Faixa de Gaza. Este foi o último desejo do Sumo Pontífice antes da sua morte e será agora concretizado pela Caritas Jerusalém, segundo o Vaticano.

O papamóvel será adaptado com equipamentos médicos essenciais, como testes de deteção rápida de infeções, vacinas, kits de satura e instrumentos para tratamento de infeções.

Uma equipa de médicos e profissionais de saúde prestará cuidados às crianças mais vulneráveis e isoladas de Gaza, assim que o acesso humanitário à região for possível.

"Com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas. (...) Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas num momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total", escreveu, em comunicado, Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia.
 "É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza", acrescentou Peter Brune.

Também Anton Asfar, da Caritas Jerusalém, sublinhou que o papamóvel representa o "amor, cuidado e proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis, [algo] que expressou ao longo de toda a crise".





Últimas