O corpo do Papa Francisco já está na Basilica de São Pedro. A cerimónia de trasladação da Casa de Santa Marta para a Basílica durou cerca de uma hora. Milhares de pessoas assistiram à procissão que passou por vários locais. O velório durará três dias.
As celebrações da trasladação tiveram inicio com uma oração feita pelo camerlengo Kevin Joseph Farrell, o cardeal responsável pela governação do Vaticano na ausência de um Papa. Depois do momento de oração, iniciou-se a procissão.
Acompanhado pelos cardeais, por colaboradores próximos de Francisco e pelos guardas oficiais do Vaticano, o caixão com o corpo do Papa fez o mesmo trajeto que faria normalmente o papamóvel, nas passagens entre a multidão.
Passou primeiro pela Praça de Santa Marta, depois pela Praça dos Protomártires Romanos. Seguiu pelo Arco dos Sinos até à Praça de São Pedro, onde desde cedo aguardavam milhares de pessoas.
O caixão com o corpo de Francisco entrou na Basílica de São Pedro pela porta central ao som de um forte aplauso. Foi transportado pelos chamados sediários e escoltado pela Guarda Suíça.
Colocado no chão, como Francisco quis, no altar da Confissão, onde foi depois aspergido com água benta e incensado, antes da Liturgia da Palavra, presidida pelo camerlengo.
No final da Liturgia da Palavra, as portas abriram aos fiéis para o derradeiro adeus.
A Basílica de São Pedro permanecerá aberta esta quarta-feira e quinta-feira até à meia-noite. Na sexta-feira, estará aberta das 7:00 até às 19:00. No sábado, depois da missa das Exéquias, o corpo de Francisco será levado para a Igreja de Santa Maria Maior, onde será sepultado.