Papa Francisco

Fiéis despedem-se do Papa em cerimónia de trasladação até à Basílica de S. Pedro

Na Praça de São Pedro, em Roma, reúnem-se milhares de pessoas para se despedirem do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira, de acidente vascular cerebral (AVC). Nos lugares sentados, misturam-se peregrinos, religiosos e também turistas ateus. A SIC Notícias reuniu várias fotografias da cerimónia.

SIC Notícias

Alguns milhares de fiéis começaram, esta quarta-feira, a encher a Praça de São Pedro, Roma, a duas horas das celebrações de trasladação do corpo de Francisco para a Basílica de São Pedro, onde ficará até sábado, ocasião das exéquias fúnebres.

Às 09:00 locais, 08:00 em Lisboa, começaram as celebrações religiosas da trasladação com uma oração presidida pelo carmelengo Kevin Joseph Farrell, o cardeal responsável pela gestão quotidiana do Vaticano, durante um período de Sé Vacante (entre a morte de um Papa e a eleição do seu sucessor).

O caixão do Papa Francisco, levado em procissão e escoltado pela Guarda Suíça, passou pela praça Santa Marta e pela praça dos Protomártires Romanos, atravessou o Arco dos Sinos, entrou na praça de São Pedro e chegou à Basílica pela porta central, onde será colocado no Altar da Confissão para o velório de três dias aberto aos fiéis.

O caixão foi acompanhado pelos cardeais presentes em Roma e a cerimónia contou com a presença das pessoas mais próximas do Papa, dos seus secretários e assistentes.

Francisco foi velado pela primeira vez na Residência de Santa Marta, num velório privado aos residentes do Vaticano e à Casa Papal.

Na praça, nos lugares sentados, misturam-se peregrinos, religiosos e turistas ateus.

Palmas e telemóveis saudaram última procissão de Francisco em São Pedro

Uma praça de São Pedro quase cheia saudou com palmas e fotografias a passagem da urna com o corpo do Papa Francisco.

"Foi um bom Papa, vai fazer-nos falta", disse, em italiano, um dos polícias militares destacados para controlar a entrada dos fiéis na Praça, sujeitos a controlo

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, de acidente vascular cerebral (AVC), após 12 anos de pontificado.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer. O papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.

Últimas