Orçamento do Estado

OE2025: a intenção de Pedro Nuno Santos? "Viabilizar uma crise política"

Para o comentador da SIC, Paulo Baldaia, o Secretário-Geral do Partido Socialista (PS) "não viabiliza o Orçamento do Estado e viabiliza uma crise política que levaria a eleições".

Paulo Baldaia

SIC Notícias

Pedro Nuno Santos anunciou que vai propor à Comissão Política Nacional que o partido se abstenha na votação do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), quer na generalidade, quer na votação final global.

Paulo Baldaia considera que as declarações de Pedro Nuno Santos anunciam que o Partido Socialista (PS) tenciona votar contra os próximos Orçamentos do Estado apresentados pelo Governo.

No seu discurso, o líder socialista disse que um cenário "normal" seria aquele em que o "principal partido da oposição vote contra a proposta do Orçamento do Estado que o Governo entrega no Parlamento" e acusou o PSD de ter feito o mesmo, nos últimos oito anos.

"Eu diria que o Partido Socialista (PS) não viabiliza o Orçamento do Estado e viabiliza uma crise política que levaria a eleições. É essa a intenção de Pedro Nuno Santos", defende o comentador da SIC.

Pedro Nuno Santos apresentou duas razões para a viabilização do documento:

  • A realização de eleições legislativas há apenas sete meses.
  • A falta de garantia de que das novas eleições legislativas resultasse uma maioria estável
Últimas