O IRS Jovem vai deixar mais dinheiro disponível ao final do mês para milhares de pessoas desde que não tenham mais de 35 anos e mais de 10 anos de descontos.
Um jovem que tenha menos de 35 anos mas que já desconte há 10 não tem direito ao IRS Jovem é o que está escrito no Orçamento do Estado. Há casos de jovens que ficam de fora da medida agora e também não conseguiram beneficiar da anterior.
Para aferir o número de anos durante os quais poderá beneficiar do IRS Jovem é relevante não apenas o ano de entrada no mercado de trabalho, mas também o momento a partir do qual o jovem começou a entregar a sua declaração de IRS, deixando de integrar a dos pais.
Com a mudança nas regras do IRS Jovem contempladas na proposta do Orçamento do Estado, esta medida (que isenta de IRS uma parte do rendimento) vai ser de acesso universal para todos os jovens, já que os únicos limites passam a ser a idade (35 anos), não ser considerado dependente para efeitos de imposto e os 10 anos durante os quais se pode usufruir deste benefício.
As estimativas do Governo apontam para que um universo entre 350 mil a 400 mil pessoas venham a beneficiar do IRS Jovem, medida que o Governo pretende que ajude a reter e atrair os mais novos.