Ano em revista

Frases do ano: "Que carreira! Sempre esperei que este dia não chegasse”

Lágrimas, despedidas e alguns recados marcaram o desporto em 2024. Os protagonistas das frases do ano foram muitos, mas há nomes que se destacam: José Mourinho, Roberto Martínez, Sérgio Conceição, André Villas-Boas, Neemias Queta, Diogo Costa, Patrícia Sampaio, Iúri Leitão, Pepe, Luís Filipe Vieira, Roger Federer, Rafael Nadal, Frederico Varandas, Ruben Amorim.

SIC Notícias

1.

“Suor, sangue, lágrimas, alegria, tristeza, amor, irmãos, história, coração e eternidade.”

José Mourinho, treinador português, despedindo-se da Roma, equipa da Liga italiana de futebol, Instagram, 16-1-2024

2.

“(Cristiano Ronaldo) É um exemplo de como um jogador dá tudo pela seleção. (...) A minha impressão, quando falei a primeira vez com ele sobre a seleção, foi de uma pessoa de 18 anos.”

Roberto Martínez, selecionador nacional, Lusa, 26-1-2024

3.

“Em relação ao abraço que dei a um amigo Pinto da Costa no Coliseu do Porto, é um mentor e alguém que conheço desde os 15 anos e que me deu oportunidades muito importantes na minha vida pessoal e profissional.”

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, 6-2-2024

4.

“Se tenho noção do feito que tenho? Não, não tenho... Só tenho 19 anos... Dormi com as medalhas debaixo da almofada, a dos 50 ficou partida, deve ter sido uma senhora das limpezas sem querer, mas dava para trocar e entretanto troquei.”

Diogo Ribeiro, à chegada a Lisboa depois de conquistar duas medalhas de ouro nos Campeonatos do Mundo de natação em Doha, 19-2-2024

5.

“Não existem palavras para descrever ou até agradecer tudo o que fez pelo FC Porto. O presidente dos presidentes não é metáfora! É memória, respeito e gratidão. Sobretudo, é obra, vitória e glória. Reúne uma folha de serviços única, que traz consigo um pensar vivo e presente: 'Este é o FC Porto que vos deixo, cuidem dele'. Assim o irei fazer, Jorge Nuno Pinto da Costa. O seu legado é eterno e será sempre respeitado.”

André Villas-Boas, na tomada de posse como presidente do FC Porto, 7-05-2024

6.

“25 anos depois posso dizer que sou o melhor de sempre.”

Zlatan Ibrahimovic, ex-futebolista internacional sueco, 8-6-2024

7.

“É muito importante para mim poder carregar o nome e a bandeira de Portugal. Estar aqui neste palco e ser um dos pioneiros da modalidade no nosso país... É algo que não encaro levemente.”

Neemias Queta, poste português, depois de se sagrar campeão da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) pelos Boston Celtics, em declarações à estação televisiva ESPN, 18-06-2024

8.

“Foi o melhor jogo da minha vida.”

Diogo Costa, guarda-redes da seleção nacional de futebol, eleito o homem do Portugal-Eslovénia, depois de ter defendido três penáltis que garantiram a passagem da seleção nacional aos quartos de final do Euro 2024 - 01-07-2024

9.

“Acho que só quando puser a medalha ao peito, quando lhe tocar, quando lhe dar uma dentada, é que vou perceber que realmente é minha, vou levá-la para casa e conquistei-a, mas isto parece tudo um sonho, e era um sonho.”

Patrícia Sampaio, judoca portuguesa após conquistar o bronze em -78 kg nos Jogos Olímpicos Paris 2024, 1-8-2024

10.

“Em Portugal, temos feito omeletes sem ovos. Cada vez nos dão mais ovos para termos omeletes mais bonitas. Já estamos a começar a fazer bolos, vamos ver o que teremos mais tarde.”

Iúri Leitão, ciclista português, depois da medalha de prata conquistada na prova de Omnium, em Paris 2024, 8-8-2024

11.

“Ser português é um orgulho imenso para mim. Sei que não nasci aqui em Portugal, mas considero-me português, porque sou muito grato àquilo que Portugal me deu.”

Pepe, futebolista nascido no Brasil, anunciando o fim da carreira, aos 41 anos, 8-8-2024

12.

“O Mundial de clubes foi uma 'gota' num 'oceano' a transbordar. Critico a forma unilateral e até antidemocrática como o calendário das provas organizadas pela FIFA e pela UEFA foi imposto, sem consensualização e com a necessidade de articular um calendário já sobrecarregado.”

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, Lusa, 4-9-2024

13.

“Todos os ciclos têm um fim e eu venho anunciar-vos que o meu terminou. Foram 28 anos durante os quais me dediquei diariamente, lutando contra adversidades diárias, evitando a todo o custo constrangimentos familiares e pessoais, dando o meu máximo para me tornar a minha melhor versão.

Jéssica Augusto, segunda melhor portuguesa de sempre na maratona, anunciando o final da carreira, Instagram, 11-9-2024

14.

“Tenho de dizer isto aos benfiquistas: desculpem, enganei-me na escolha do sucessor Rui Costa.”

Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, CMTV, 12-9-2024

15.

“Há um problema de saúde para aqueles jogadores que disputam Mundiais e Europeus de seleções e a Liga dos Campeões. São cerca de 200, mas só na Europa há 50.000 jogadores profissionais. Querem angariar dinheiro a partir desses 200, que, em vez de cinco Ferraris, passarão a ter seis. É isso que queremos no futebol.”

Javier Tebas, presidente da Liga espanhola, 13-9-2024

16.

“Todas as lágrimas dos últimos dias são de emoção, de orgulho, não são lágrimas de tristeza. São as lágrimas deste miúdo que teve o sonho de ser jogador de futebol e que teve sucesso depois de muito trabalho, esforço e sacrifício.”

Andrés Iniesta, futebolista internacional espanhol, anunciando o final da carreira, 8-10-2024

17.

“Que carreira, Rafa. Sempre esperei que este dia não chegasse. Obrigado pelas memórias inesquecíveis e por todas as tuas conquistas no desporto que amamos. Foi uma honra absoluta.”

Roger Federer, na publicação de Rafael Nadal nas redes sociais, em que anunciou a sua retirada, 10-10-2024

18.

“(Rafael Nadal) Inspiraste milhões de crianças a praticarem ténis e acho que esse é, provavelmente, a maior proeza a que alguém pode aspirar. A tua tenacidade, dedicação, espírito lutador será lembrada durante décadas. O teu legado será eterno.”

Novak Djokovic, tenista sérvio, recordista de títulos do Grand Slam, Instagram, 10-10-2024

19.

“Graças a Deus, consegui realizar todos os meus sonhos. Consegui realizar muito mais do que sonhava quando era miúdo. Consegui realizar o maior sonho de qualquer jogador, que é ganhar um Campeonato do Mundo.”

Lionel Messi, internacional argentino, 17-10-2024

20.

“Houve um período de 'Apito Dourado', onde Pinto da Costa tinha toda a sua teia, toda a sua estrutura montada, e mais tarde aparece Luís Filipe Vieira, talvez cansado de investir e não conseguir ganhar, e faz uma 'portização' do Benfica.”

Frederico Varandas, presidente do Sporting, RTP3, 20-10-2024

21.

“Foi a melhor fase da minha vida. Todas as pessoas no Sporting sabem a importância que tiveram para mim. Percebo a desilusão dos adeptos e que estão divididos, por sair a meio de uma época que pode ser histórica.”

Ruben Amorim após a vitória do Sporting sobre o Estrela da Amadora (5-1), na 10.ª jornada da Liga, sobre a sua ida para o comando técnico do Manchester United, 1-11-2024

22.

“Se tivesse dúvidas e se viesse assumir este lugar a pensar que poderia correr mal, não estaria aqui. Não me passa pela cabeça que pode correr mal.”

João Pereira, na apresentação como novo treinador do Sporting, 11-11-2024

23.

“O corpo disse-me que não quer jogar mais ténis e tenho de aceitá-lo. Sou um privilegiado, pude transformar o meu passamento na minha profissão. Sou um afortunado.”

Rafael Nadal, na cerimónia que assinalou o final da sua carreira de tenista, 19-11-2024

24.

“Não posso dizer que quando cheguei vinha com a convicção de ganhar o Brasileirão e a Libertadores. Viríamos para lutar por tudo, e pela Copa do Brasil ... para lutar. Mas é muito bom o que estou a viver. É um ano extraordinário. Já disse aos meus jogadores: não há história sem coragem. Fomos uma equipa de grande coragem.”

Artur Jorge, treinador português do Botafogo, após a conquista do título de campeão brasileiro de futebol, 8-12-2024

25.

“Termino a minha carreira como queria, com a sensação que dei tudo o que tinha de dar, e foi como tinha de ser. Uma gratidão eterna.”

Telma Monteiro, judoca, BTV, 9-12-2024

Últimas