Numa única linha, o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, definiu a eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA e deixou um recado à Europa, com um simples “acordem, porra!”. Esta é apenas uma das frases que ficam do ano de 2024.
No panorama internacional, foram vários os protagonistas do ano que agora termina: António Guterres, secretário-geral da ONU, Felipe VI, Rei de Espanha, Donald Tusk, primeiro-ministro polaco, Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro, Danny Danon, novo embaixador de Israel na ONU, e "Wladimir Kaminer, escritor e cronista russo.
De uma lista de dezenas de frases selecionadas pela agência Lusa, escolhemos 20 que retratam o ano que agora termina. A guerra entre Rússia e Ucrânia, o conflito no Médio Oriente, a situação na Síria e a eleição de Donald Trump nos EUA são alguns dos temas de 2024.
1.
“Uma vitória russa em 2024 ou 2025 (na Ucrânia) representaria um prego no caixão da ordem internacional.”
João Gomes Cravinho, ministro português dos Negócios Estrangeiros, 3-1-2024
2.
“Não tenho vergonha de usar palavras grandes: é aqui, na Ucrânia, que a frente global entre o bem e o mal está a ter lugar.”
Donald Tusk, primeiro-ministro polaco, numa conferência de imprensa com Zelensky, 22-1-2024
3.
“Se nos perguntarem: vamos parar? Não o faremos, defenderemos o nosso país. Não temos outra alternativa, não temos outra opção. E esperamos realmente que os parceiros compreendam que a nossa independência está sob ameaça e também a imagem, autoridade e unidade de todo o Ocidente.”
Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Lusa, 11-2-2024
4.
“O nosso mundo hoje está repleto de exemplos da relação devastadora entre fome e conflito. Em Gaza, ninguém tem o que comer. Das 700 mil pessoas mais famintas do mundo, quatro em cada cinco habitam aquela pequena faixa de terra.”
António Guterres, secretário-geral da ONU, 13-2-2024
5.
"(A Rússia tornou-se) uma galinha com a cabeça cortada e que continua a correr e a cacarejar e a produzir sons.
"Wladimir Kaminer, escritor e cronista russo, Lusa, 9-4-2024
6.
"Uma vitória de Putin não só mudaria o mapa, não só mascararia o rosto da nação ucraniana, como mudaria o curso da história europeia. A nossa União nunca mais seria a mesma."
Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, 24-4-2024
7.
"Juro (...) respeitar e proteger os direitos humanos e civis e as liberdades, respeitar e proteger a Constituição, a soberania, a independência, a segurança e a integridade do governo. É uma grande honra, uma responsabilidade e um dever sagrado."
Vladimir Putin, Presidente russo, ao tomar posse para um quinto mandato, 7-5-2024
8.
"Não quero deixar a terceira guerra mundial à porta dos meus filhos, por isso a NATO não pode obrigar-nos a matar na Rússia, nem ninguém pode obrigar-nos a enviar soldados italianos para lutar ou morrer na Ucrânia. Defender é uma coisa, matar é outra."
Matteo Salvini, vice-presidente do Governo italiano, citado pela agência de notícias EFE, 26-5-2024
9.
“Acho que é uma decisão (reconhecimento do Estado da Palestina pela Espanha, Noruega e Irlanda) vergonhosa porque há três problemas com essa decisão. É como dar um prémio ao terror. Tiveram 60 anos para o fazer e não o fizeram. Estão a fazê-lo logo após o pior ataque terrorista conduzido contra Israel pelo Hamas.”
Dor Shapira, embaixador israelita em Portugal, 28-5-2024
10.
"É com um enorme sentido de missão que assumirei a responsabilidade de ser o próximo presidente do Conselho Europeu. Agradeço aos membros do Conselho Europeu pela confiança que em mim depositaram ao me elegerem, bem como ao Partido Socialista Europeu e ao Governo de Portugal pelo seu apoio nesta decisão."
António Costa, após a eleição como presidente do Conselho Europeu, no X, 27-6-2024
11.
"Senhor Mansour, se não condena o movimento islamita palestiniano Hamas, é um deles. Não representa o povo palestiniano. O senhor é um terrorista vestido de fato."
Danny Danon, novo embaixador de Israel na ONU, dirigindo-se ao homólogo palestiniano, Riyad Mansour, no Conselho de Segurança, Agência EFE, 22-8-2024
12.
"Em Springfield, eles estão a comer cães. As pessoas que chegam estão a comer os gatos. Eles estão a comer os animais de estimação das pessoas que vivem lá."
Donald Trump, antes de ser avisado de que essas alegações foram oficialmente desmentidas, 10-9-2024
13.
“Estamos a caminhar em direção ao inimaginável --- um barril de pólvora que corre o risco de engolir o mundo. (...) Assistimos a essa era de impunidade em todos os lugares --- no Médio Oriente, no coração da Europa, no Corno de África e mais além.”
António Guterres, no discurso de abertura do Debate da 79.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, 24-9-2024
14.
“Tal como Hitler (líder nazi) foi travado pela aliança da humanidade há 70 anos, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e a sua rede de assassinos também devem ser travados pela aliança da humanidade.”
Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia, por ocasião da 79.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, 24-9-2024
15.
"Vamos levar os imigrantes de Budapeste para Bruxelas e deixá-los à frente dos gabinetes em Bruxelas. Se eles querem esses imigrantes, deixem-nos ficar com eles!"
Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro, 6-10-2024
16.
“São vários estádios de futebol cheios de crianças que estão agora deslocadas no Líbano e a viver com as comunidades de acolhimento, em abrigos ou, em alguns casos, nas ruas.”
Tess Ingram, porta-voz para o Médio Oriente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Lusa, 19-10-2024
17.
"É preciso compreender a raiva e a frustração expressas pelas pessoas durante a sua visita de hoje."
Felipe VI, Rei de Espanha, após ser recebido com apupos e insultos pela população de Paiporta, uma das zonas da comunidade valenciana mais afetadas pelas inundações, tendo sido também atingido com lama, no X, 3-11-2024
18.
"Sinto-me envergonhado por isto ter acontecido nos Países Baixos. Houve caça aos judeus."
Dick Schoof, primeiro-ministro neerlandês, sobre aos ataques a adeptos da equipa de futebol Maccabi Telavive, após o jogo com o Ajax de Amesterdão, 11-11-2024
19.
“Se quiserem, numa linha, esta eleição de Donald Trump é o melhor que Deus, a natureza ou a política podiam dizer à Europa: 'wake the fuck up' ('acordem, porra!').”
Edi Rama, primeiro-ministro da Albânia, num encontro com jornalistas, incluindo a Lusa, em Tirana, 20-11-2024
20.
"O tirano Bashar al-Assad fugiu, (...) proclamamos a cidade de Damasco livre. Depois de 50 anos de opressão sob o poder do partido Baas, e 13 anos de crimes, de tirania e de deslocações forçadas (...) anunciamos hoje o fim deste período negro e o início de uma nova era para a Síria."
Anúncio da coligação de grupos rebeldes em mensagens partilhadas na plataforma Telegram, 8-12-2024