Uma foca tem sido avistada desde meados da semana em praias do concelho de Cascais. o primeiro avistamento terá acontecido na Praia dos pescadores, segundo a Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo (RALVT), que deixa um apelo à população.
A foca-cinzenta (Halichoerus grypus) que terá sido vista na praia dos pescadores na quarta-feira, dia 14, terá surgido também junto ao Paredão na zona do Monte Estoril.
A equipa da RALVT pede à população que "não se aproxime do animal e não tente interagir com ele, dando-lhe a oportunidade de poder descansar". Solicita ainda um contacto para o número de alerta 911 111 241 e que sejam enviadas coordenadas do local e fotografias ou vídeos do animal.
A RALVT - Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo - iniciou funções em 2021 e integra a Rede Nacional de Arrojamentos.
A RALVT resultado de uma parceria entre MARE - ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), e o Fundo Ambiental (Ministério do Ambiente).
"O principal objetivo é dar resposta a alertas de arrojamentos mortos ou vivos de cetáceos e tartarugas marinhas que ocorram na área de atuação da rede", pode ler-se na página do Linkedin da RALVT.