A World Wide Fund (WWF) e a Associação Natureza Portugal (ANP), em parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa, lançaram uma campanha de sensibilização ambiental, precisamente, no Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinalou esta semana. Rita Rodrigues, diretora de comunicação da ANP/WWF explica os detalhes sobre a Campanha The Endangered Typeface que visa proteger as espécies ameaçadas.
“A Typeface é uma fonte tipográfica, toda a gente pode fazer o download e usar e é uma fonte que serve precisamente para alertar para esse problema - o perigo de extinção das espécies. Neste momento temos 28% das espécies ameaçadas ou em perigo de extinção. Esta fonte tem 26 letras do alfabeto, cada letra corresponde a um animal que está em vias de extinção”.
As pessoas interessadas podem participar e fazer um donativo para ajudar a salvar as espécies ameaçadas. "Uma fonte viva para proteger toda a vida animal" é o mote da campanha The Endangered Typeface, que tem assinatura criativa da Bar Ogilvy.
Em entrevista na SIC Notícias, Rita Rodrigues explica que a víbora e o tubarão baleia são as espécies mais ameaçadas em Portugal.
Sexta vaga de extinção em massa
O planeta já atravessou várias extinções, “está é a sexta vaga de extinção em massa, a única que tem causas no ser humano, nós somos os responsáveis por esta extinção. Isso não significa uma extinção absoluta de todas as espécies, significa que estamos a levar à extinção várias espécies não vão voltar a existir. Tudo por causa da nossa ação, a nossa forma de consumir está a exercer uma pressão demasiado elevada no planeta", alerta a diretora de comunicação da ANP/WWF.
Rita Rodrigues considera que é necessária uma alteração de comportamentos e uma sensibilização dos governos para inverter essa tendência e lutar contra a extinção das espécies.