Liga Europa

De "Super Adán" ao "brilhante" golo de Pote: Sporting em destaque na imprensa internacional

O Sporting foi a Londres carimbar o passaporte para os quartos de final da Liga Europa ao vencer o Arsenal nos penáltis. A notável “exibição” dos “leões” não passou despercebida e é esta sexta-feira notícia por todo o mundo.

Jogadores do Sporting celebram após eliminarem Arsenal nas grandes penalidades.
Ian Walton

SIC Notícias

Os “leões” cumpriram a missão que os levou a Londres e eliminaram o primeiro classificado da Liga Inglesa nas grandes penalidades. Para além do apuramento para os “quartos”, destaque para o golo de levantar o estádio assinado por Pedro Gonçalves e ainda para a exibição de gala de Adán, feitos que a imprensa internacional não deixou passar.

O Sporting deslocou-se esta quinta-feira a Londres para jogar a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa contra o Arsenal. A armada leonina levou na bagagem um empate a dois e sabia que só a vitória interessava para alcançar os tão desejados “quartos”.

Golo de Xhaka gelou corações dos sportinguistas

O Sporting bateu o pé ao Arsenal e mostrou desde cedo que não foi a à capital inglesa em passeio. Os da casa marcaram primeiro aos 19 minutos por intermédio de Granit Xhaka, que não desperdiçou uma oferenda da defensiva verde e branca.

O que foi isso, Pote?

No entanto, o Sporting não se resignou e à passagem do minuto 62 Pedro Gonçalves não fez cerimónias e atirou para golo ainda do círculo central do terreno. Mas que golo.

Sporting foi mais forte nos penáltis

O tempo regulamentar terminou com um empate e seguiu assim para prolongamento, onde nenhuma das equipas conseguiu marcar. A solução inevitável passava pela lotaria das grandes penalidades e aí os “leões” não tremeram.

Os comandados de Rúben Amorim não desperdiçaram nenhuma das cinco oportunidades que tiveram e Adán facilitou a vida aos sportinguistas ao defender o remate de Gabriel Martinelli.

Confira o momento que coroou uma exibição bem conseguida por parte dos “verdes e brancos”:

O que escrevem lá fora

Eliminar o primeiro classificado daquela que é considerada por muitos como a melhor liga do mundo, a Premier League, é um feito digno de registo. Pois bem, vários foram os meios de comunicação estrangeiros que dedicaram algum espaço nos seus meios informativos para destacar a qualificação do Sporting e ainda o “golaço” de Pote e a exibição de António “Muralha” Adán.

Comecemos por Inglaterra. A Sky Sports elogiou o “sensacional” remate teleguiado do “audaz” Pedro Gonçalves que certamente “ficará escrito nas estrelas para o Sporting”.

O The Guardian referiu que Pedro Gonçalves “produziu o seu momento de magia” com recurso a um remate “impressionante”, elongiando ainda a “louvável” prestação do Sporting".

“Entreguem-lhe o Puskás agora” escreve o The Sun antes de apontar que os “gunners” estavam a controlar a partida antes de Pedro Gonçalves puxar dos galões e protagonizar assim um momento admirável, o que fez com que a partida seguisse para o tempo extra.

A BBC nota a “execução de outro mundo” de Pedro Gonçalves que permitiu marcar um golo “brilhante” que, para os ingleses, foi o “ponto alto” da noite.

No seu artigo dedicado à partida entre o Arsenal e os “leões”, o Daily Mail destacou a exibição do “heroico” capitão Adán que, aliado ao golo de Pedro Gonçalves, marcou a vitória “notável” da equipa portuguesa.

Aqui ao lado no país vizinho o jornal Marca elogia a prestação do guardião “Super Adán”. O espanhol bloqueou “todas as tentativas” de golo do Arsenal, assinando assim uma partida “muito completa”.

Também o AS nota a exibição de Adán e e o momento em que defendeu o penálti decisivo, “silenciando” assim o Estádio Emirates.

Ainda em Espanha, o SPORT não deixou passar despercebido o golo de Pedro Gonçalves e escreve mesmo que o tento do português é “sem dúvida nenhuma” um dos candidatos a golo do ano.

“Um golpe de génio de Pedro Gonçalves” escreve o L'équipe, em França, ao destacar também as defesas de António Adán que foram decisivas.

No Brasil a vitória do Sporting também foi notícia com o GloboEsporte a escrever que os “leões” jogaram de “igual para igual” com o Arsenal e no segundo tempo foram “incisivos”. Nota de destaque para Adán “que brilhou” no tempo complementar.

Últimas