Liga dos Campeões

"Podemos e devemos ganhar o jogo": Conceição antevê duelo com o Barcelona

O treinador do FC Porto elogiou a qualidade individual do Barcelona, que conta com João Cancelo e João Félix, mas deixou uma garantia: “Vamos sofrer com o Barcelona, mas o Barcelona vai sofrer com o FC Porto também”.

Daniel Pascoal

Consciente, mas sem receios. Foi assim a postura de Sérgio Conceição na antevisão ao jogo com o Barcelona, esta quarta-feira, em casa. O FC Porto vai encarar o campeão de Espanha sem a experiência de Pepe e Marcano, mas os dragões “podem e devem” ganhar na segunda jornada do grupo H da Champions.

A receita poderá passar pela segurança e vigor defensivo, frente a um Barça recheado de talento individual, com jogadores que “de um momento para o outro podem resolver”.

“O Barcelona é a equipa com mais percentagem de posse de bola em Espanha, tem sido bastante perigoso no ataque à profundidade e joga com muita largura. Temos de ter algumas cautelas no processo defensivo. Depois, têm individualidades que podem resolver de um momento para o outro. Quanto à organização defensiva, estão há alguns jogos sem sofrer golos, mas sabemos das fragilidades que todas as equipas têm. Acho que tem muito a ver com a nossa consistência defensiva e, depois, aproveitarmos algumas fragilidades do FC Barcelona”.

O Barça é “uma das melhores equipas do mundo”, reconhece, mas este respeito pelo rival “não nos tem que dar receio de nada”, garante Conceição, sem revelar a estratégia ou a formação que o FC Porto vai adotar no Dragão.

"Se vamos jogar numa estrutura de '4-4-2', '4-3-3' ou '5-4-1', depende da estratégia. Importa é que cada jogador se sinta confortável no espaço que vai pisar. Acho que será muito por aí nestes jogos de Liga dos Campeões, cujo nível é muito alto e há equilíbrio. Temos de estar à altura. Vamos sofrer com o FC Barcelona, mas o FC Barcelona também vai sofrer com o FC Porto", afiançou.

“Cada jogador tem de assumir a responsabilidade”

Pepe está de fora para um embate de "enorme mediatismo" com os detentores de cinco títulos continentais (1991/92, 2005/06, 2008/09, 2010/11 e 2014/15) e acompanha Iván Marcano, Zaidu, Gabriel Veron e Evanilson no boletim clínico do FC Porto, que apenas contará com Fábio Cardoso e David Carmo entre as alternativas para o eixo defensivo.

"A experiência e os minutos de 'Champions' são importantes, mas Pepe e Marcano não estarão disponíveis. Vão estar outros e cada jogador tem de assumir a responsabilidade, independentemente da idade. No final do jogo, irá estar sempre uma pessoa a dar a cara por aquilo que fizemos. Eu represento este grupo e não há problema nenhum, desde que eles façam o seu trabalho e estejam preparados no plano emocional para estes palcos. Senão, não podem representar um clube como o FC Porto", terminou Sérgio Conceição.

O FC Porto-Barcelona será um encontro “onde a história não joga”. Ainda assim, o treinador dos azuis e brancos fez questão de frisar um fator em comum que relaciona a essência dos dois clubes.

“É um duelo entre dois cubes que, não sendo da capital, representam regiões que muitas vezes elevam o nome dos seus países na Europa e no Mundo”

FC Porto vem de vitória contra o Shakhtar

As duas equipas estão igualadas na liderança da 'poule', após os 'dragões' terem batido os ucranianos do Shakhtar Donetsk (3-1), num jogo disputado em Hamburgo, na Alemanha, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, enquanto o campeão espanhol derrotou em casa os belgas do Antuérpia (5-0), com dois golos e uma assistência do português João Félix.

Últimas