"Águias", "dragões" e "guerreiros" do Minho são os três representantes portugueses na fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois do sorteio, realizado esta quinta-feira no Mónaco, ficaram a conhecer os adversários na competição.
O SC Braga juntou-se ao Benfica e ao FC Porto - classificados através da liga portuguesa - após ter batido o Panathinaikos na terça-feira. No sorteio, os minhotos caíram num grupo de pesos pesados, com três equipas das melhores ligas da Europa.
O Benfica, campeão nacional em 2022/23, vai defrontar o Inter Milão no Grupo D. É assim um reencontro com os italianos, que eliminaram as "águias" (e também os “dragões”) na última Champions.
Já o FC Porto, que na época passada ficou no segundo lugar da liga portuguesa e ganhou a Taça de Portugal, foi lançado para o Grupo H, encabeçado pelo Barcelona.
Confira como estão os grupos da ‘liga milionária’:
GRUPO A
- Bayern Munique
- Manchester United
- Copenhaga
- Galatasaray
GRUPO B
- Sevilha
- Arsenal
- PSV
- Lens
GRUPO C
- Nápoles
- Real Madrid
- SC Braga
- Union Berlim
GRUPO D
- Benfica
- Inter de Milão
- RB Salzburgo
- Real Sociedad
GRUPO E
- Feyenoord
- Atlético Madrid
- Lazio
- Celtic
GRUPO F
- PSG
- Borussia Dortmund
- AC Milan
- Newcastle
GRUPO G
- Manchester City
- RB Leipzig
- Estrela Vermelha
- Young Boys
GRUPO H
- Barcelona
- FC Porto
- Shakhtar Donetsk
- Antuérpia
A fase de grupos arranca no dia 19 de setembro e termina a 13 de dezembro. A final da Champions League 2023/2024 está agendada para 1 de junho, no mítico Estádio de Wembley, em Londres.
Também há prémios
Além do sorteio dos grupos da liga milionária, a UEFA também distribui, como é habitual, uma série de prémios.
Erling Haaland, o avançado que chegou ao Manchester City para quebrar recordes e ganhar a tão sonhada Liga dos Campeões, foi eleito o melhor futebolista entre os homens.
No feminino, Aitana Bonmatí recebeu o prémio, depois de uma época em que espalhou magia pelo FC Barcelona e acabou coroada com a conquista do Mundial pela seleção espanhola.
A tecnicista jogadora, que habituou-se a guardar a bola dos adversários, não segurou as palavras quando subiu ao palco, contestando o “abuso de poder” que se viu nas ações de Rubiales.
Pep Guardiola, do Manchester City, e Sarina Wiegman, da seleção inglesa, foram eleitos os melhores treinadores na cerimónia da UEFA.
Wiegman, que foi derrotada pela Espanha na final do Mundial feminino, deixou uma mensagem forte, dedicando o troféu às campeãs do mundo, na sequência dos episódios lamentáveis envolvendo o presidente da federação espanhola.
“O desporto tem crescido tanto, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido no futebol feminino e na sociedade (…) Todos sabemos sobre os problemas em torno da Seleção de Espanha. Magoa-me como treinadora, como mãe de duas filhas, como esposa e como pessoa”.
Hora de dizer adeus
Para os fãs do futebol, o sorteio desta quinta-feira teve um ar de despedida. Afinal, foi o último no formato que conhecemos. A Champions vai mudar, já na próxima temporada.
A Liga dos Campeões vai passar a ter 36 equipas (e não as atuais 32), sem estarem divididas em grupos.