Legionella

Sobe para 15 número de casos de legionella no Hospital CUF Descobertas

O número de casos diagnosticados com doença dos legionários com ligação ao surto de legionella no Hospital CUF Descobertas subiu para 15, três dos quais estão em unidades de cuidados intensivos, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Outros três tiveram alta clínica esta manhã, informou o Hospital CUF Descobertas.

Segundo a nota da DGS, os 15 casos, mais um em relação ao último balanço, incluem nove mulheres e seis homens. Quase todos os doentes (13) têm idade superior a 50 anos.

O surto de legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, surgiu no passado fim de semana e poderá estar ligado à rede de águas.

O hospital está a contactar todas as pessoas que ali estiveram internadas entre os dias 6 e 26 de janeiro, tendo já contactado 784 dos 800 doentes, informou hoje.

CUF Descobertas confirma mais um caso e três altas

Três doentes tiveram alta clínica esta manhã, informa o Hospital CUF Descobertas em comunicado enviado às redações.

"Os sete doentes que estão no Internamento Geral continuam a evoluir positivamente. Quatro doentes permanecem noutras unidades hospitalares", prossegue o comunicado..

Sintomas da doença dos legionários

A bactéria Legionella pneumophila é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

Últimas