Guia

JMJ: as regras da EMEL para estacionar em Lisboa

Empresa que gere o estacionamento na capital explica o que podem os moradores com dístico fazer caso a sua área de residência esteja a ser alvo de condicionamentos.

Emel
Reprodução/ Instagram Emel

SIC Notícias

A EMEL, empresa que gere o estacionamento em Lisboa, já divulgou “tudo o que vai mudar” nos seus serviços durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre até domingo na capital. Tendo em conta os planos de mobilidade apresentados pelo Governo e pela câmara de Lisboa, compete-lhe “colaborar na sua aplicação”, com vista aos condicionamentos de trânsito que implicam.

Assim, no que diz respeito ao estacionamento na via pública, a “operação da EMEL não sofre alterações durante este período”, mas há uma exceção.

“As viaturas que tenham dístico de residente para zonas compreendidas nos perímetros vermelho, amarelo e verde, caso estas sejam sujeitas a condicionamento, podem durante este período, estacionar de forma gratuita em qualquer outra zona de estacionamento tarifado da cidade”, refere a empresa.

A lista de zonas que, caso estejam a ser alvo de condicionamentos pela PSP, estão abrangidas pela medida encontra-se listada no site da EMEL e pode ser consultada aqui.

Parques de estacionamento encerrados

Os parques de estacionamento da Calçada do Combro, Campo das Cebolas, Chão do Loureiro, Parque Mayer e Sousa Pinto estão encerrados até “4 de agosto ficando apenas disponíveis para acesso a quem tem assinaturas mensais”.

Encerrado está também o parque exterior de Belém, servindo de apoio à organização da JMJ, até dia 9.

“Os parques do Lidl (Av.ª Infante D. Henrique) e dos Olivais (Av.ª de Pádua) terão algumas restrições no acesso, mas apenas nos dias 5 e 6 de agosto”, refere ainda a EMEL.

Bicicletas GIRA com limitações

O serviço de bicicletas partilhadas GIRA também está sujeito a várias limitações, sobretudo de circulação nas zonas vermelha e amarela, onde as estações estarão desativadas durante a JMJ e haverá inibição de circulação de bicicletas.

“Na área compreendida entre o Saldanha e Terreiro do Paço este condicionamento ocorre entre os dias 30 de julho e 6 de agosto. No Parque das Nações entre 3 e 6 de agosto (quinta-feira a domingo)”, pode ainda ler-se na nota da EMEL.

Até dia 6, domingo, a venda de passes está suspensa e a GIRA volta a funcionar sem restrições na próxima segunda-feira.

Últimas