Vitória Oliveira terminou esta quinta-feira a prova dos 20 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos Paris2024 no 38.º lugar (1:36:22). Ana Cabecinha terminou em 43.º (1:46:30).
“Saio de cabeça erguida, dei o meu melhor”, disse a marchadora Vitória Oliveira aos jornalistas no fim da prova.
A atleta chinesa Jiayu Yang conquistou o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou a espanhola Maria Perez e o pódio ficou fechado com a australiana Jemima Montag.
Ana Cabecinha diz que foi uma prova difícil "em todos os sentidos". A marchadora teve pouco mais de dois meses e meio para se preparar para os a prova, uma vez que foi mãe.
"O meu intuito sempre foi começar e acabar a prova e consegui".
No final da prova, contou aos jornalistas que, apesar do resultado na tabela, a medalha de ouro “está fora do percurso”, referindo-se ao filho, a quem ainda conseguiu dar um beijo antes de entrar na última volta.
“Concluí os meus quintos Jogos Olímpicos e estou muito feliz”, afirmou.
Nos últimos Jogos Olímpicos, Ana Cabecinha ficou em sexto lugar no Rio2016 e em Londres2012, em oitavo nos Jogos de Pequim2008 e em 20.º em Tóquio2020.
A marchadora de 40 anos participou este ano nos Jogos Olímpicos cerca de três meses depois de ter sido mãe. A SIC falou com a atleta olímpica antes da competição.