Jogos Olímpicos

Das obras em Portugal à medalha em Paris: David Pina fez história nos Jogos Olímpicos

"Eu arrisquei tudo. Deixei minha filha de quatro anos em Cabo Verde, embarquei feito maluco para Portugal sem qualquer apoio", conta David de Pina. Três anos depois da mudança para Lisboa, o pugilista é o primeiro medalhista olímpico de Cabo Verde.

Miguel Guerreiro

Carlos Rosa

Da mudança para Lisboa até ao bronze no boxe em Paris, há uma historia de sacrifício, paciência e determinação. Para alcançar a glória, David de Pina, o primeiro medalhado olímpico de Cabo Verde, teve de dar um golpe no destino, sem garantia nenhuma de sucesso.

“Eu arrisquei tudo. Com 25 anos de vida, deixei minha filha de quatro anos em Cabo Verde, embarquei feito maluco para Portugal sem qualquer apoio, Pedir apoio para fazer estágio em Portugal e ninguém me apoiou. Cheguei sem conhecer nada, passei por dificuldades, e hoje posso regressar ao meu país com a maior conquista do desporto".

Os 700 euros mensais da bolsa do Comité Olímpico Internacional (COI) ficaram curtos para o custo de vida em Portugal.

“Tive de fazer muito jogo de cintura. Houve épocas em que tive mesmo de deixar de treinar para trabalhar, pois não havia condições de pagar renda, comida e transportes”, conta o pugilista que chegou a Portugal há três anos.

Treinador português acompanha David no “clube do bairro”

Foi uma “batalha difícil de vencer”, admite David, que não esquece quem foi o seu principal apoio nos últimos anos, o treinador Bruno Carvalho, do Privilégio Boxing Club, um “clube do bairro” localizado em Póvoa de Santo Adrião, no concelho de Odivelas.

Os argumentos do treinador só começaram a convencer nos últimos 10 meses, quando David já tinha amealhado dinheiro suficiente - graças ao trabalho nas obras em Lisboa - para ir atrás do sonho olímpico.

A medalha de bronze de -51kg nos Jogos Olímpicos é um resultado repartido com Portugal, através do treinador que nunca o deixou cair e de um clube que lhe abriu as portas sem cobrar nada.

“Fizemos esse caminho durante três anos. É um feito inédito, top para nós, num clube da periferia de Lisboa, que não é um grande grande, é um clube do bairro. É um feito sensacional”, sublinha Bruno Carvalho.

Já pensa no ouro em Los Angeles

David é um fenómeno em Paris, depois de ter ido aos Jogos de Tóquio por convite há três anos e perdido no primeiro combate. Agora é conhecido em todo o mundo pelo penteado e, sobretudo, pela evolução que teve no boxe.

Em França, só perdeu no acesso à final, contra o atual campeão mundial e olímpico da categoria até 51 quilos.

David de Pina faz 28 anos nesta quarta-feira, vai receber a medalha na quinta-feira e já está a pensar no ouro daqui a quatro anos em Los Angeles.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes:

Últimas