Jogos Olímpicos

Patrícia Sampaio regressou a Portugal e foi recebida por dezenas de pessoas

Patrícia Sampaio foi recebida no aeroporto de Lisboa em clima de festa. A judoca portuguesa diz que concretizou um sonho ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

Catarina Terroso

João Fontes

Patricia Sampaio diz que só esperava os pais e o irmão, mas foi surpreendida. A saudação, expoente máximo do respeito na modalidade, alimentou as lágrimas que teimavam em cair.

A receção no aeroporto de Lisboa, este domingo, foi comovente, mas nada se compara ao momento da entrega da medalha de bronze, até agora, a primeira de Portugal nesta edição dos Jogos Olímpicos.

"Foi muito emocionante, acho que aí foi mais eu aperceber-me do que estava a acontecer... tanto que se vê nas imagens que eu emocionei-me novamente quando foi dito o meu nome alto para subir ao pódio", explica Patrícia Sampaio, judoca.

Patrícia Sampaio é agora nome de referência na história do judo português. Um percurso difícil, talhado pelo esforço e determinação.

“Quando chegávamos perto do público era um barulho ensurdecedor e eu trabalhei muito para estar mentalmente preparada para isso e simplesmente eu conseguia fechar os olhos e parecia que abafava esse som. Eu imaginava só as estratégias que eu tinha que fazer e as tarefas que eu teria de fazer no combate. Foi preciso coragem e resiliência para bater na trave todas as vezes e mesmo assim continuar a acreditar e continuar a trabalhar, mas valeu muito a pena porque no final falhei várias medalhas, mas concretizei o meu sonho", diz Patrícia Sampaio.

Uma vitória para o país e para os pais que a deixaram sair de casa, em Tomar, para vir para Lisboa conquistar a vida a pulso.

"Ela foi vencendo e está a mulher que nós vemos agora, responsável, com maturidade com foco muito foco e ambição”, explica Teresa Sampaio, mãe da judoca.

Orgulho partilhado pelo irmão e treinador.

"Para a atleta que a Patrícia defrontou e venceu, [que] tem 4 treinadores só para ela, 4 atleta trabalhar a todo o momento só para ela, a Patrícia não tem isso. A japonesa vem do país do Judo, ganhar à japonesa é monumental, portanto alguém que conquista o que a Patrícia conquistou merece mais”, diz o irmão e treinador, Igor Sampaio, que confessa à SIC que já estão a olhar para os Jogos Olímpicos.

Com o objetivo traçado, por enquanto esta medalha já está cá e a atleta passou no teste.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes:

Últimas