Com os Jogos Olímpicos quase a arrancar, a SIC apresenta o 'Mínimos Olímpicos', uma série de reportagens sobre modalidades no Jornal da Noite, explicadas por quem as vai praticar em Paris.
Só depois da tradicional saudação pode ser praticada esta arte marcial japonesa que se inicia de pé e tem como primeiro objetivo projetar o adversário.
Em pé ou no chão, a intenção é sempre alcançar ippon. Uma espécie de K.O. do Judo que antecipa o fim do combate, projetado para quatro minutos úteis de duração.
'Sode Soei Nage' é o nome da técnica em que o adversário é puxado pelas mangas e projetado por cima dos ombros. É um golpe lançado já sem surpresa mas do qual é difícil escapar.
Entre tentativas de ataque às vezes é preciso defender e ficar à espera do momento certo para voltar a virar a mesa. Um combate é feito grande parte do tempo em pé, embora possa ser decidido noutro patamar.
Quem é Patrícia Sampaio?
Nos últimos três anos, Patrícia Sampaio tem tentado libertar-se da experiência de Tóquio. Na estreia olímpica foi nona, eliminada ao segundo combate. A vontade de fazer melhor é tão grande que ao tapete de Paris vai subir uma ambição difícil de satisfazer.
A judoca tem 25 anos e é natural de Tomar e é treinada pelo irmão na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
Enquanto junior foi duas vezes terceira em mundiais e três vezes campeã da Europa. Em 2023, ganhou o bronze no Europeu. Sobe com Portugal aos tapetes de Paris no dia 1 de agosto. Vai competir na categoria -78 kg.