Jornada Mundial da Juventude

JMJ: Marcelo diz que Portugal acolhe Papa Francisco de "braços abertos"

Após o cumprimento efusivo e entusiástico do Presidente da República em Figo Maduro, foi altura para Marcelo agradecer a vinda do Papa e o que considera ser importante nesta visita de cinco dias à capital.

GUGLIELMO MANGIAPANE/REUTERS

SIC Notícias

Lusa

O Presidente da República afirmou esta quarta-feira que Portugal recebe o Papa Francisco de "braços abertos", acolhendo o seu testemunho de "dignidade das pessoas" e de que "nunca é tarde para olhar para o outro".

"Santo Padre, hoje, em Lisboa, Portugal acolhe-vos de braços abertos por cinco dias inesquecíveis", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, numa cerimónia com o Papa Francisco e entidades oficiais, civis, membros do corpo diplomático e líderes de partidos políticos.

Sentado num cadeirão branco e tendo a seu lado o líder da Igreja Católica, o Presidente da República referiu que Portugal acolhe o testemunho do Papa de "dignidade das pessoas, entre elas e na relação com a natureza, de esperança, de paz, de fraternidade, de procura das periferias, de luta contra fomes, misérias, opressões, abusos, xenofobias, intolerâncias, exclusões dos deserdados destes tempos".

"E, convosco, acolhe também de braços abertos os jovens católicos e também crentes de várias crenças, e não crentes, vindo ao apelo das vossas palavras. Porque convosco a Vossa voz tornou-se maior do que o vosso povo", frisou.

Marcelo proferiu estas palavras no encontro no CCB, com várias figuras políticas e da sociedade civil, onde o Papa também fez o seu primeiro discurso.

Durante a tarde, o líder da Igreja vai para a Nunciatura Apostólica, onde se encontrará com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e com o primeiro-ministro, António Costa.

Durante a JMJ, Francisco participará de acolhimento no Parque Eduardo VII e em encontros com jovens, estudantes, bispos, representantes de centros de assistência sócio-caritativa e de confissões religiosas radicadas em Portugal.

As principais iniciativas da JMJ decorrerão em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).

O Papa, de 86 anos, visitará o santuário de Fátima, no sábado de manhã, onde ficará cerca de duas horas, para rezar pela paz e contra a guerra na Ucrânia.

Últimas