Jornada Mundial da Juventude

JMJ: Marcelo vai receber Papa na chegada ao aeroporto de Figo Maduro

Marcelo Rebelo de Sousa deixará o aeroporto militar antes do Papa Francisco para o poder receber menos de um hora depois junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde terá honras militares por um batalhão constituída por cadetes-alunos oriundos da Escola Naval, da Academia Militar e da Academia da Força Aérea.

Joao Relvas

SIC Notícias

O Papa Francisco chega na quarta-feira ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, onde será recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira à Lusa fonte de Belém.

No aeroporto, Francisco terá alas militares de cortesia compostas por 11 cadetes-alunos da Academia Militar da Força Aérea.

Após a receção oficial em Figo Maduro, Marcelo Rebelo de Sousa deixará o aeroporto militar antes do Papa Francisco para o poder receber menos de um hora depois junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde terá honras militares por um batalhão constituída por cadetes-alunos oriundos da Escola Naval, da Academia Militar e da Academia da Força Aérea.

A receber o Pontífice junto à residência do Presidente da República estará a Banda de Música da Força Aérea. Será executada uma salva de 21 tiros durante o hino do Vaticano a partir da Fragata D. Francisco de Almeida, fundeada no Rio Tejo.

A guarda de honra é constituída por 193 Militares em parada e pela guarnição da Fragata Navio da República Portuguesa D. Francisco de Almeida (140 militares, segundo a mesma fonte.

A comandante será a tenente-coronel da Força Aérea, Técnica de Pessoal e Apoio Administrativo, Dora Maria Moreira Soares Duarte.

Após as honras e parada militar junto em frente ao palácio, Marcelo Rebelo de Sousa sobe a rampa de acesso à sua residência oficial para voltar a receber o Papa.

Francisco estará na residência presidencial cerca de meia hora, seguindo depois para o Centro Cultural de Belém (CCB), ali ao lado, onde decorrerá uma cerimónia com as entidades oficiais, civis, membros do corpo diplomático e líderes de partidos políticos.

Do CCB, Francisco dirige-se para o Mosteiro dos Jerónimos, ainda em Belém, onde decorrerá uma missa de vésperas com membros do cleto, como bispos, diáconos e padres da Igreja Católica.

O Papa deslocar-se-á ainda à Nunciatura Apostólica, em Lisboa, onde se encontrará com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e com o primeiro-ministro, António Costa.

A Jornada já chegou

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) conta com 354 mil peregrinos inscritos de todos os países, exceto das Maldivas, e, destes, 77.224 são espanhóis, 59.469 são italianos e 43.742 são portugueses, revelou a organização.

Em conferência de imprensa, o diretor de logística do Comité Organizador Local, Jorge Messias, afirmou que o "top 5" conta ainda com 42.482 franceses e 19.196 norte-americanos.

O responsável adiantou que o número de peregrinos inscritos pode alterar-se, uma vez que as inscrições só terminam no domingo, último dia da JMJ Lisboa 2023, que esta terça-feira começa.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa entre esta terça-feira e domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que contará com a presença do Papa Francisco.

O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa na manhã de quarta-feira, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

As principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

Últimas