Jornada Mundial da Juventude

JMJ: Artistas enchem de música o Parque Eduardo VII em Lisboa

Tiago Bettencourt, Carminho e Mariza são alguns dos artistas nacionais que vão participar nos eventos centrais da JMJ.

Horacio Villalobos

SIC Notícias

Lusa

Entre acordes de guitarra portuguesa, a voz de Tiago Bettencourt e o som de bombos, o Parque Eduardo VII, em Lisboa, recebe este domingo o ensaio geral dos músicos e artistas que participam na Jornada Mundial da Juventude.

Sob a batuta de Joana Carneiro, a JMJ, que tem início na terça-feira e termina no dia 06 de agosto, vai ter cerca de 300 músicos, 200 coralistas e à volta de 100 na orquestra, e são maioritariamente jovens "músicos de todo o país que se uniram há um ano para começar a preparar esta jornada", afirmou hoje à tarde a maestrina, pouco antes do ensaio começar.

"Temos pessoas que dão o seu tempo, os seus conhecimentos, para estar aqui connosco a ensaiar, de forma voluntária", disse.

Joana Carneiro adiantou que, para além da orquestra e do coro, o elenco "é composto por pessoas de todo o mundo que estão a ensaiar há muito tempo".

"E para trazerem também aquilo que são os sinais do nosso tempo, na via-sacra e também na vigília" programadas para esta JMJ, na qual "a cultura portuguesa estará representada de várias maneiras", como o fado e o cante alentejano, por exemplo, mas "também as culturas do mundo".

Para Joana Carneiro, nesta JMJ, além da dimensão humana que passa pelo facto dos músicos e artistas estarem reunidos a fazerem aquilo que é a sua vida, "há uma dimensão espiritual que está muito presente".

"Tudo aquilo que nós fazemos é uma forma de oração, de união espiritual, e esta música, a que foi escolhida, foi também com essa dimensão espiritual", destacou.

A maestrina considerou ser "evidente que existe uma dimensão gigante, enorme, muito para além" de quem participa, que é a visita do Papa Francisco a Portugal.

"É a vinda do Santo Padre, de todo o clero que estará aqui presente e de toda esta massa humana, portanto, tem uma dimensão extraordinária em comparação com aquilo que é a minha vida normal", disse.

Além de Tiago Bettencourt, Carminho e Mariza são outros dos artistas nacionais que vão participar nos eventos centrais da JMJ.

Últimas