Jornada Mundial da Juventude

JMJ: organização continua a contar com um milhão de peregrinos em Lisboa

No dia em que o Governo e a organização do evento apresentaram os planos de segurança e mobilidade, o coordenador do grupo de projeto revelou que, até ao momento, existem cerca de 330 mil inscrições.

SIC Notícias

O coordenador do grupo de projeto para a Jornada Mundial da Juventude considera que os planos de mobilidade e segurança ainda podem sofrer alterações. José Sá Fernandes relembra ainda que a organização continua a contar com cerca de um milhão de peregrinos em Lisboa.

No dia em que o Governo e a organização do evento apresentaram os planos de segurança e mobilidade, José Sá Fernandes revelou que, até ao momento, existem cerca de 330 mil inscrições e que, tendo em conta eventos anteriores, por cada peregrino inscrito há dois não inscritos.

Desse modo, afirmou que a organização continua a trabalhar com a realidade de um milhão de inscritos, mas assumiu que existe “planeamento de contingência para o caso de virem mais [peregrinos].”

Sá Fernandes nega derrapagens

De seguida, o coordenador do grupo de projeto negou que tenham existido, até ao momento, derrapagens no plano de 20 milhões de euros destinados ao evento.

Lembrou, no entanto, que o plano atual “não é salvador”, não garantindo que não irão haver “congestionamentos, dificuldades e imprevisibilidades”.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição deste ano da JMJ, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus.

Últimas