Jornada Mundial da Juventude

Guia prático da JMJ: missas, concertos e desporto

Durante uma semana, Lisboa vai ser o palco do maior evento da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude. Saiba aqui entre missas, catequeses e concertos, os mais de 480 eventos que vão acontecer.

Kit de peregrino da JMJ Lisboa

Mariana Saraiva

SIC Notícias

Falta um mês para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No maior evento organizado pela Igreja Católica, além dos momentos que contam com a presença do Papa Francisco, os peregrinos vão ter acesso a confessionários, eventos culturais e desportivos. Mas, afinal, o que vai acontecer entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa e não só?

Desde que a JMJ foi anunciada que se realizaria em Lisboa, em 2019, que há uma dúvida a pairar: será este o evento de maior dimensão que Portugal já viu? Inicialmente estimava-se que pelo menos 1,5 milhões de pessoas participaria na JMJ, contudo apenas 300 mil peregrinos finalizaram a inscrição.

Começou-se a pensar como seria um evento em que os protagonistas são, sobretudo, jovens católicos, mas que não é limitado à Igreja, de acordo com a organização “todos são bem-vindos à JMJ Lisboa 2023, ainda que seja um evento promovido pela Igreja Católica”.

Programa geral da JMJ

As principais iniciativas decorrem em Lisboa, no Parque Eduardo VII, conhecido como Colina do Encontro, na zona de Belém e no Parque Tejo, que é designado por Campo da Graça (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).

Além das principais cerimónias com o Papa Francisco, como o Acolhimento, a Via-Sacra, a Vigília, a Missa Final e o encontro com os voluntários, estão previstas dezenas de eventos musicais, concertos, conferências, exposições, teatro, dança, cinema, feira vocacional e torneios desportivos em espaços dispersos da capital.

Dias nas Dioceses

No período que antecede a JMJ, entre 26 e 31 de julho, realizam-se os Dias nas Dioceses, em que jovens de todo o mundo serão distribuídos por 17 dioceses de Portugal Continental e ilhas.

O encontro consiste na integração dos peregrinos nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Durante esses dias, os participantes poderão ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, como a Igreja e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas.

Na semana da Jornada, mais concretamente nos dias 31 de julho e 1 de agosto, estes jovens serão distribuídos pelas três Dioceses de acolhimento: Lisboa, Santarém e Setúbal.

Cidade da Alegria

Lisboa vai contar com a Cidade da Alegria, nome do espaço que juntará a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.

Atravessando a cidade, os jovens vão encontrar a Feira Vocacional, onde poderão "entrar em contacto com diversos movimentos, associações, comunidades, ordens religiosas e projetos de cariz social".

A Feira Vocacional estará aberta de 1 a 4 de agosto, das 9:00 às 20:00.

No Parque do Perdão é onde os participantes poderão frequentar os 150 confessionários construídos por reclusos dos estabelecimentos prisionais de Coimbra, Paços de Ferreira e do Porto.

Em cada confessionário, e em diferentes idiomas (português, inglês, espanhol, italiano e francês), estará disponível um sacerdote para os jovens se confessarem.

O Parque do Perdão estará em funcionamento nos dias 1, 3 e 4 de agosto, das 9:00 às 16:00, e dia 2 de agosto das 9:00 às 20:00.

O que são os eventos centrais?

Os eventos centrais incluem a Missa de Abertura, o Acolhimento, a Via-Sacra, a Vigília e a Missa de Envio.

A Missa de Abertura da JMJ vai ser presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

A Via-Sacra, que vai acontecer a 4 de agosto no Parque Eduardo VII às 18:00, onde os peregrinos vão "acompanhar os passos de Jesus na Sua paixão". Devido ao número de participantes, as 14 estações da Via-Sacra não serão feitas em movimento.

É tradição na JMJ a Vigília, o momento em que os peregrinos podem "rezar em conjunto", que se pode estende por toda a noite sendo, por isso, possível os peregrinos pernoitarem no local.

A Vigília vai decorrer no Parque Tejo a 5 de agosto a partir das 20:45.

No último dia da JMJ, o Papa Francisco preside à Missa de Envio às 9:00, também no Parque Tejo. Antes do final da missa, o Papa Francisco anuncia a cidade que acolherá a próxima edição da Jornada.

Festival da Juventude e Rise Up

De 1 a 6 de agosto estão previstas várias atividades além dos eventos centrais.

O Festival da Juventude vai acontecer em mais de 100 espaços espalhados por Lisboa, serão mais de 480 eventos a decorrer, com 55 países a participar.

A iniciativa faz parte da história da JMJ e consiste num conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos.

Estes eventos vão acontecer em espaços interiores (auditórios, salas de cinema, teatros, museus, espaços de exposições, igrejas), cedidos por entidades públicas e privadas.

Serão 290 concertos, 55 eventos religiosos, 38 conferências, seis grupos de dança, dez peças de teatro, dez exposições e 15 filmes. Além disto, vai existir ainda espaço para o desporto com o JMJ Sports: Voleibol de Praia, Futebol de 7 e demonstração de Desporto Inclusivo.

O principal objetivo do JMJ Sports é proporcionar aos peregrinos "uma partilha da experiência cristã e um encontro de culturas através de uma linguagem universal: o desporto".

Os torneios de Futebol 7 e Voleibol de Praia vão acontecer no dia 2 de agosto, das 14:00 às 20:00. O Futebol 7 será no Estádio Universitário e o Voleibol de Praia, em Carcavelos.

A demonstração de Desporto Inclusivo vai acontecer durante a tarde de 2 de agosto, no Pavilhão 2 do Estádio Universitário.

No Rise Up os peregrinos vão ter acesso a catequese sobre diversos temas. Estes momentos vão desafiar "os jovens a refletir sobre temas lançados pelo Papa Francisco, como ecologia integral, amizade social e misericórdia".

A organização quer "ouvir a voz de todos. Por isso mesmo, os Encontros Preparatórios são abertos a todos os jovens que desejem participar, independentemente de serem ou não peregrinos na JMJ".

Os Encontros Rise Up vão decorrer nas manhãs de 2, 3 e 4 de agosto em igrejas e outros espaços próximos dos locais de acolhimento de peregrinos, estando organizados por idiomas.

O programa final do Festival ficará disponível em breve no site da JMJ.

As atividades vão ser gratuitas?

A participação dos peregrinos na JMJ é gratuita, isto quer dizer que cada pessoa pode participar livremente nos eventos centrais e no Festival da Juventude, contudo a organização convida os interessados a fazer uma contribuição de participação.

“Por razões logísticas e de segurança, e também para ajudar a cobrir os custos organizativos”, estão previstas três modalidades de inscrição, com diferentes pacotes que variam entre os 50€ e os 255€.

Últimas