Jornada Mundial da Juventude

150 jovens palestinianos viajam até Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude

O movimento de jovens cristãos palestinianos inclui 3.500 adolescentes e jovens estudantes, que começaram a preparar-se já com muita antecedência.

SIC Notícias

150 jovens cristãos da Cisjordânia, de Gaza e de Jerusalém Oriental preparam-se para viajar até Lisboa para participar na Jornada Mundial da Juventude. Para muitos deles é a primeira vez que viajam ao estrangeiro.

A comunidade cristã da Terra Santa, que no passado era muito maior, reduziu-se de forma drástica nas últimas décadas, devido a imigração para América Latina, os Estados Unidos e a Europa.

Há quem não tenha conseguido a licença

A difícil situação do povo palestiniano e o conflito com Israel fazem-se sentir. Alguns jovens da faixa de Gaza não receberam licença para participar do encontro de preparação, e não sabem se poderão viajar para Lisboa via Egito.

Nadine Bittar, de 33 anos, a Secretária-geral dos Jovens Cristãos da Palestina, afirma que no total vai haver três encontros de preparação e que as autoridades israelitas permitiram que a delegação da Cisjordânia parta para Lisboa desde o aeroporto internacional de Telavive.

Um dos capítulos da preparação é precisamente a segurança no aeroporto israelita, por exemplo, como lhes vão pedir para tirar os sapatos e os cintos.

O processo de obtenção de vistos no consulado de Portugal de Ramallah, também não é fácil. A maioria viaja com passaporte palestiniano, e alguns têm passaporte jordano ou israelita.

Conhecer Portugal

Para estes jovens a viagem é também uma forma de conhecer melhor Portugal. Há mais coisas importantes que lhes ensinam, por exemplo a comida portuguesa e os petiscos mais saborosos.

Últimas