Jornada Mundial da Juventude

Inclusão na JMJ: missas vão ter língua gestual e espaços para portadores de deficiência

Mais de mil pessoas portadoras de deficiência ou a precisar de condições especiais já estão inscritas no evento religioso que conta com a presença do Papa Francisco.

SIC Notícias

O Papa Francisco quer encontrar-se com todos os jovens, numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que pretende ser inclusiva. Nas inscrições, é perguntado se o peregrino é portador de algum tipo de deficiência.

"A partir do momento em que diz que sim, o que lhe é perguntado é que necessidade é que tem. Nós, a organização, vamos tentar responder a essas necessidades. O acolhimento pode ser em famílias de acolhimento ou pode ser em espaços coletivos, quer num quer noutro procuramos que esses espaços tenham condições para receber pessoas com mobilidade reduzida ou com algum tipo de dificuldade", explica Carmo Diniz, do gabinete de diálogo e proximidade da JMJ.

Durante o evento vai ser disponibilizada a tradução para Língua Gestual Portuguesa em ecrãs gigantes, locais preparados para portadores de deficiência poderem acompanhar as missas e outros momentos da JMJ, entre outros preparativos para garantir a inclusão destes peregrinos.

Para já, mais de mil pessoas portadoras de deficiência ou a precisar de condições especiais já estão inscritas.

Últimas